Gim Argello quer investigação de denúncias de irregularidades — Rádio Senado

Gim Argello quer investigação de denúncias de irregularidades

LOC: O RELATOR-GERAL DO ORÇAMENTO, GIM ARGELLO, PEDIU A INVESTIGAÇÃO DAS DENÚNCIAS DE SUPOSTO DESVIO DE VERBAS PÚBLICAS POR ENTIDADES BENEFICIADAS POR EMENDAS DELE. 

LOC: ELE DISSE QUE NÃO VAI RENUNCIAR À RELATORIA POR ENTENDER QUE AS IRREGULARIDADES NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADE DOS RELATORES. LOC: O SENADOR EDUARDO SUPLICY COBROU EXPLICAÇÕES DO COLEGA, MAS AVALIA QUE A VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO NÃO ESTÁ COMPROMETIDA. AS INFORMAÇÕES SÃO DA REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: O relator-geral do Orçamento, senador, Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, quer que o Tribunal de Contas da União, a Procuradoria Geral da República e a Controladoria Geral da União investiguem supostas irregularidades nos recursos do governo federal destinados a projetos culturais dele em Brasília. Segundo a denúncia, as entidades beneficiadas pelas emendas de Gim Argello seriam fantasmas. Em resposta, ele cancelou todas as emendas do Orçamento de 2011 para eventos e patrocínios culturais em Brasília. Esses recursos serão destinados à infraestrutura turística do Distrito Federal. Gim Argello afirmou ser o maior interessado em esclarecer as denúncias, por isso, provocou os órgãos de investigação. Ele destacou, no entanto, que os parlamentares não podem ser responsabilizados por irregularidades cometidas pelos beneficiários das emendas. (Gim) Estou protocolando um ofício na PRG, no TCU e na CGU para que investiguem. Quem quer que tudo seja esclarecido sou eu. Quero que eles investiguem e vejam. Mas um parlamentar não pode ser responsabilizado por uma quantidade enorme de entidades cadastradas no Ministério. Agora estão envolvendo um monte de outros parlamentares. Repórter: O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, não considera necessário o colega renunciar à relatoria do Orçamento Geral da União. Mas cobrou explicações das denúncias para que a votação da proposta não seja comprometida. (Suplicy) Tudo vai depender da determinação dele de esclarecer completamente os fatos de tal maneira que os parlamentares e partidos preocupados com essa situação saibam que as medidas estão sendo tomadas pelo senador Gim Argello para que o completo esclarecimento dos fatos para que não restem dúvidas sobre a retidão de procedimento da parte dele. Repórter: Nesta semana, serão votados todos os relatórios setoriais, que tratam dos recursos destinados por área, como as de educação, saúde e infraestrutura. O Orçamento Geral da União deve ser votado pelo plenário do Congresso Nacional até o dia 22.
07/12/2010, 00h42 - ATUALIZADO EM 07/12/2010, 00h42
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00