Gerente da Petrobras nega superfaturamento na refinaria Abreu e Lima — Rádio Senado

Gerente da Petrobras nega superfaturamento na refinaria Abreu e Lima

LOC: EM DEPOIMENTO, GERENTE DA PETROBRAS SE EXIME DE RESPONSABILIDADE EM SUPOSTO SUPERFATURAMENTO DE REFINARIA EM PERNAMBUCO. 

LOC: O PRESIDENTE DA CPI DO SENADO ANUNCIA AUTORIZAÇÃO DA JUSTIÇA PARA ACESSO A DOCUMENTOS DA OPERAÇÃO LAVA-JATO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: O gerente de Engenharia de Custos da Petrobras, Alexandre Rabello, evitou comentar a denúncia de superfaturamento na construção da refinaria de Abreu e Lima em Pernambuco. A obra, que tinha um custo inicial de dois bilhões e 500 milhões dólares, deverá ser concluída com um investimento de 18 bilhões e 500 milhões de dólares. Alexandre Rabello explicou que cabe à equipe dele fazer uma estimativa de custo para uma comissão de licitação, responsável pelo andamento do processo. Ele disse que a sua gerência não define o valor total, não trata de mudanças e aditivos nos contratos e nem acompanha a execução da obra. 

(Rabello) Eu não conheço contratos a fundo, mas eu conheço o processo de engenharia de custo, o processo de estimativa de custo, e sei como é feito o processo de licitação com relação à formação de uma comissão, que recebe sob sigilo uma estimativa de custo e que contrata segundo valores de mercado. A partir daí, não vejo possibilidade de superfaturamento, considerando os procedimentos que são seguidos. 

REPÓRTER: O presidente da CPI do Senado, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, comunicou a autorização da Justiça Federal do Paraná para o compartilhamento do processo da Operação Lava-Jato da Polícia Federal, que investiga contratos de empresas prestadoras de serviço do doleiro Alberto Yousseff e o ex-diretor da estatal, Paulo Costa. Ele ressaltou que os dados, que continuarão sob sigilo e que serão compartilhados com a CPI Mista, vão acelerar as investigações. 

(Vital) A CPÌ está andando e terá agora mais embasamento porque os documentos falam da Operação Lava-Jato. E aquilo que for relativo ao objeto de trabalho de investigação da CPI será apurado com mais propriedade porque os documentos estão nas mãos dos senhores deputados e senadores. 

REPÓRTER: A CPI do Senado volta a se reunir no dia 25 para o depoimento da presidente da Agência Nacional de Petróleo, Magda Chambriard.
18/06/2014, 02h17 - ATUALIZADO EM 18/06/2014, 02h17
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00