Gerente da estatal será ouvido sobre gastos com a refinaria de Abreu e Lima — Rádio Senado

Gerente da estatal será ouvido sobre gastos com a refinaria de Abreu e Lima

LOC: A CPI MISTA DA PETROBRAS DEVE VOTAR NESTA SEMANA CERCA DE QUATROCENTOS REQUERIMENTOS.

LOC: JÁ A COMISSÃO DO SENADO VAI OUVIR GERENTE DA ESTATAL SOBRE GASTOS COM A CONSTRUÇÃO DA REFINARIA DE ABREU E LIMA EM PERNAMBUCO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: A oposição espera que não haja mais adiamento da sessão da CPI Mista da Petrobras destinada à votação de cerca de 400 requerimentos. Entre eles, estão pedidos de quebras de sigilo bancário, fiscal e telefônico de empresas e de pessoas ligadas ao doleiro Alberto Yousseff, preso pela Polícia Federal por lavagem de dinheiro. O relator da CPI, deputado Marco Maia, do PT gaúcho, não considera relevante a aprovação desses requerimentos ao argumentar que neste momento a Comissão deveria se dedicar à análise dos documentos enviados pela Justiça Federal do inquérito da Operação Lava-Jato. 

(Maia) São muitas informações. É uma investigação densa que com certeza vai levar a outras investigações. Mas ainda estamos olhando com pente fino para identificarmos a melhor linha de investigação nossa a partir dessas informações e desses documentos. 

REP: O vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, defende a votação dos requerimentos ao afirmar que os documentos não devem trazer novidades. 

(A.Dias) O que é importante já foi publicado. Mas a assessoria técnica do partido vai analisar e investigar essa documentação. E é evidente que se houver fato novo relevante, isso será obviamente veiculado para conhecimento da população. 

REP: Já a CPI do Senado vai ouvir o gerente-geral de Implementação de Empreendimentos da Petrobras, Glauco Legati, sobre os custos da refinaria de Abreu e Lima em Pernambuco. O relator, senador José Pimentel, do PT do Ceará, negou que esse depoimento seja uma manobra para não dar continuidade às investigações. 

(Pimentel) Já tínhamos aprovado os seus requerimentos. Ao longo dos depoimentos, foi surgindo a necessidade de convocar outras pessoas para contribuir com essa investigação.

REP: A refinaria de Abreu e Lima tinha um custo inicial de US$ 2,5 bilhões, mas deverá ser concluída com gastos de US$ 18 bilhões e com um atraso de 3 anos para a conclusão das obras.
14/07/2014, 01h17 - ATUALIZADO EM 14/07/2014, 01h17
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00