Vencedores do concurso Jovem Senador tomam posse — Rádio Senado
Jovem Senador

Vencedores do concurso Jovem Senador tomam posse

Os ganhadores do concurso de redação Jovem Senador 2018 tomaram posse nesta terça-feira (20), no Plenário do Senado. São 27 estudantes, um representante por unidade da federação. O programa já está em sua décima primeira edição e contemplou quase um milhão e meio de jovens. O estudante Antonny Victor da Silva, de Alagoas, foi eleito o presidente do Senado jovem. Saiba mais na reportagem de Maria Ferreira.

20/11/2018, 21h44 - ATUALIZADO EM 21/11/2018, 11h04
Duração de áudio: 02:02
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a dar posse aos 27 participantes da 7ª edição do Projeto Jovem Senador. Os alunos cursam o ensino médio de escolas públicas, e cada um representa uma unidade da federação. 

Professores e jovens senadores acompanham a sessão à bancada.

Foto: Roque de Sá /Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: ELEITO PRESIDENTE DO SENADO JOVEM, ESTUDANTE DE ALAGOAS VAI COORDENAR AS ATIVIDADES DOS GANHADORES DO CONCURSO JOVEM SENADOR 2018. LOC: ATÉ O DIA 23, REPRESENTANTES DE CADA ESTADO VÃO PARTICIPAR DE DEBATES E PODERÃO SUGERIR NOVAS LEIS. REPORTAGEM DE MARIA FERREIRA. TÉC Os ganhadores do concurso de redação Jovem Senador 2018 tomaram posse nesta terça-feira no Plenário do Senado. São 27 estudantes, um representante de cada Estado do País. O programa já está em sua décima primeira edição. Este ano, 194 mil redações foram inscritas. Os selecionados ficam em Brasília até sexta-feira e, até lá, vão participar de debates nas comissões e poderão sugerir projetos que, se aprovados, seguirão para a Comissão de Legislação Participativa. A senadora Regina Souza, do PT do Piauí, destacou a importância do programa para a educação e a política brasileira. (Regina Souza - Sonora 1) Eu achei uma ideia fantástica o senado ter tido essa iniciativa, porque eles vem conhecer o processo. Então é os meninos que vão ser eleitores, depois vão ser candidatos, podem ser. Então conhecer o processo legislativo é superimportante para as pessoas poderem julgar o desempenho do seu senador. (Repórter) O presidente eleito da Mesa jovem, Antonny Victor da Silva, de Alagoas, sempre gostou de política. Ele ressalta a importância da participação da população no Senado para a democracia. (Sonora 3-Antonny) Temos uma coisa muito preciosa em nosso país que infelizmente não está em todos os países. Uma coisa chamada democracia. E eu acredito que a democracia no Senado Federal começa com o presidente, passa pelos secretários, mas só chega ao ápice com a participação de todos os jovens senadores. (Repórter) O coordenador de gestão de eventos do Senado, Herivelto Ferreira, lembrou que o programa vai muito além dos jovens ganhadores. (Sonora 2- Herivelto Ferreira) A gente consegue mobilizar as escolas estaduais pra que os alunos pensem sobre a cidadania, pensem sobre a democracia, parem um minuto pra escrever e refletir sobre esse assunto. Mas muito além desses 27 que vem à Brasília e voltam como multiplicadores, a gente tem a participação em cada escola, em cada município do Brasil. (Repórter) Além do presidente, foram eleitos o vice, Wagner dos Santos, de Sergipe; Marcos Paulo Araújo, de Tocantins, como primeiro secretário; e Luana Sampaio, do Amapá, como segunda secretária. Com supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Maria Ferreira.

Ao vivo
00:0000:00