Meio ambiente

Fumaça dos incêndios no Pantanal chega a outras regiões do país

01:13Fumaça dos incêndios no Pantanal chega a outras regiões do país

Transcrição LOC: CIDADES DO SUL DO PAÍS COMEÇAM A SENTIR EFEITOS DAS QUEIMADAS NO PANTANAL BRASILEIRO. LOC: CURITIBA, CAPITAL DO PARANÁ, É UMA DAS CIDADES ATINGIDAS PELA FUMAÇA VINDA DAS QUEIMADAS DO CENTRO-OESTE. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER RODRIGO RESENDE: (Repórter) O fogo, a fumaça, a seca e todos os efeitos das queimadas no Pantanal brasileiro não ficam restritos aos cidadãos, à vegetação e aos animais que habitam aquele ecossistema. Cidadãos do Sul do Brasil começam a perceber efeitos das queimadas, como possíveis chuvas com fuligens noticiadas pela imprensa do Rio Grande do Sul e também a chegada da fumaça nas grandes cidades. Curitiba já enfrenta o problema, como ressalta o senador Flávio Arns, do Podemos do Paraná: (Flávio Arns) Todos que acompanhamos as queimadas no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul no pantanal estamos muito preocupados. Preocupados com a destruição de uma das maiores riquezas que o Brasil poderia apresentar em termos de biodiversidade para a humanidade. E com os efeitos que isto está causando inclusive em outros estados, com a fumaça chegando, por exemplo, em Curitiba, no Paraná, quase mil quilômetros de distância. (Repórter) O líder da minoria, senador Randolfe Rodrigues, da Rede Sustentabilidade do Amapá, enviou um ofício ao Tribunal de Contas da União solicitando auditoria em caráter emergencial da atuação do Ministério do Meio Ambiente nas ações de combate às queimadas no Pantanal. .

Cidades fora da região Centro-Oeste começam a sentir os efeitos das queimadas no Pantanal. É o caso de Curitiba, capital do Paraná, na região Sul. Para o senador Flávio Arns (Podemos-PR), a situação exige medidas urgentes. O líder da minoria, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apresentou ofício ao TCU pedindo uma auditoria nas ações do Ministério do Meio Ambiente em relação às queimadas. Mais informações com o repórter Rodrigo Resende.

TÓPICOS:
Amapá  Animais  Biodiversidade  Cidades  Estados  Imprensa  Mato Grosso  Mato Grosso do Sul  Meio Ambiente  Paraná  Podemos  Rede  Rede Sustentabilidade  Rio Grande do Sul  Seca  Senador Flávio Arns  Senador Randolfe Rodrigues  Sustentabilidade  Tribunal de Contas da União  União  PR  Região Sul  TCU 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo