Dia do Fotógrafo

Fotógrafos poderão ter isenção para importar equipamentos

01:49Fotógrafos poderão ter isenção para importar equipamentos

Transcrição LOC: O BRASIL COMEMORA NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 8 DE JANEIRO, O DIA DO FOTÓGRAFO. LOC: UMA PROPOSTA EM ANÁLISE NO SENADO BUSCA BENEFICIAR A CATEGORIA COM O FIM DE IMPOSTOS PARA A COMPRA DE EQUIPAMENTOS PROFISSIONAIS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. TÉC: O dia do Fotógrafo, comemorado em oito de janeiro, marca a chegada da primeira câmera fotográfica ao país, em 1840. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, que é jornalista, homenageou a categoria e lembrou que muitos fotógrafos brasileiros são reconhecidos por seu trabalho artístico. Também lembrou que além de registrar cenas cotidianas e familiares, estes profissionais testemunham momentos históricos no Brasil e no mundo, como protestos, rebeliões e guerras. (Ana Amélia) “Muitos profissionais tem fotos da história brasileira como os pés trocados do Jânio Quadros, quem não lembra desta foto, não sabendo para onde vai, né? Ou de um presidente civil aparecendo um militar atrás com um quepe na cabeça, do Getúlio sentado numa rede na Fazenda em São Borja.. Então, estes profissionais, às vezes com uma fotografia, falam muito mais do que um texto por mais primoroso que seja, porque a imagem tem uma força extraordinária” (Cardim) Para beneficiar a categoria, o Senado analisa uma proposta que acaba com a cobrança de impostos e contribuições na compra e importação de equipamentos e materiais para uso exclusivo de fotógrafos e cinegrafistas. A isenção valerá somente para equipamentos de até 50 mil reais e o profissional terá a obrigação de ficar com o produto por, pelo menos, dois anos. O projeto encaminhado pela Câmara dos Deputados deve ser votado agora pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Da Rádio Senado, George Cardim. (PLC 141/2015).

O dia do Fotógrafo, comemorado em oito de janeiro, marca a chegada da primeira câmera fotográfica ao país, em 1840. A senadora Ana Amélia (PP-RS), que é jornalista, homenageou a categoria e lembrou que muitos fotógrafos brasileiros são reconhecidos por seu trabalho artístico e histórico. Para beneficiar a categoria, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado analisa uma proposta (PLC 141/2015) que acaba com a cobrança de impostos e contribuições na compra e importação de equipamentos e materiais para uso exclusivo de fotógrafos e cinegrafistas.

TÓPICOS:
Câmara dos Deputados  Comissão de Assuntos Econômicos  História  PP  Rede  Rio Grande do Sul  Senadora Ana Amélia  Trabalho 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo