Financiamento a instituições de pesquisa será política pública a ser avaliada pela CCT — Rádio Senado
Comissões

Financiamento a instituições de pesquisa será política pública a ser avaliada pela CCT

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) elegeu a Finep, programa que concede financiamentos a instituições de pesquisa e empresas brasileiras, como política pública para avaliar durante o ano de 2018. O presidente da comissão, senador Otto Alencar (PSD-BA) destacou que é necessário analisar se a Finep tem alcançado seus objetivos. Ele ainda chamou atenção para os cortes orçamentários que vem sendo feitos pelo governo no setor de pesquisa e inovação. Segundo o senador, essa contenção de gastos é ruim para um país que está em desenvolvimento. Reportagem de Gustavo Azevedo, da Rádio Senado.

27/03/2018, 18h31 - ATUALIZADO EM 27/03/2018, 18h31
Duração de áudio: 01:36
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza reunião com 27 itens na pauta. Entre eles, o PLC 174/2017 que determina garantia de um ano para programas de computador e jogos eletrônicos.

À mesa, presidente da CCT, senador Otto Alencar (PSD-BA).

À bancada, senador Waldemir Moka (PMDB-MS).

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA REQUERIMENTO PARA ANALISAR A FINEP, QUE FAZ FINANCIAMENTOS PARA INSTITUIÇÕES DE PESQUISA BRASILEIRAS. LOC: PARA O PRESIDENTE DA COMISSÃO, SENADOR OTTO ALENCAR, É IMPORTANTE ANALISAR SE O PROGRAMA DE FINANCIAMENTO TEM CUMPRIDO COM SEUS OBJETIVOS. REPÓRTER GUSTAVO AZEVEDO. TÉC: A Finep, Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, concede financiamentos a instituições de pesquisa e empresas brasileiras. O apoio do programa abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico, que vão desde uma pesquisa básica até a elaboração de produtos, serviços e processos. Durante todo o ano de 2018, a Comissão de Ciência e Tecnologia vai avaliar essa política pública. O presidente do colegiado, senador Otto Alencar, PSD da Bahia, destacou que é necessário analisar se a Finep tem alcançado seus objetivos e levado progresso ao país por meio da pesquisa científica. (Otto) É importante que esse tema seja discutido. Nós pretendemos realizar algumas audiências públicas. E também mostrar para o Brasil de que essa é uma possibilidade, que temos esses recursos e que eles estão disponíveis. (REP) Otto ressaltou ainda os cortes realizados no ano passado no Ministério de Ciência e Tecnologia. Na avaliação dele, essa redução nos investimentos é preocupante para um país em desenvolvimento. (Otto) No ano passado houve um corte de 45% na pasta de Ciência e Tecnologia. Acho que isso é muito ruim para um país que está em desenvolvimento e que precisa ampliar toda parte de pesquisa. (REP) Para fortalecer o papel fiscalizador do Senado, desde 2013, cada comissão permanente deve eleger uma política pública por ano para avaliação. Da Rádio Senado, Gustavo Azevedo

Ao vivo
00:0000:00