Comissões

FGTS poderá ser sacado para pagamento de curso superior e cirurgias essenciais à saúde

01:04FGTS poderá ser sacado para pagamento de curso superior e cirurgias essenciais à saúde

Transcrição LOC: O FGTS PODERÁ SER UTILIZADO PARA PAGAMENTO DE CURSO SUPERIOR OU NO CASO DE CIRURGIAS ESSENCIAIS À SAÚDE. LOC: APROVADA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, A PROPOSTA SEGUE PARA ANÁLISE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: TÉC (0814C02 - Rodrigo - T: 1’02’’) Trabalhadores poderão sacar o FGTS para cirurgias essenciais à saúde e para o pagamento do curso superior. Proposta com esse objetivo foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais. A ideia foi defendida pela relatora, senadora Maílza Gomes, do PP do Acre: (Mailza 1 – 17”): O PL nº 1.540, de 2019, busca amparar dois eixos basilares de nossa sociedade: saúde e educação. Para isso propõe que o trabalhador possa utilizar seus recursos do FGTS para pagamento de cursos de nível superior e de cirurgias essenciais à saúde. (REP) O autor do projeto, senador Styvenson Valentin, do Podemos do Rio Grande do Norte, afirmou que a liberação do FGTS nesses casos promove uma verdadeira justiça social: (Styvenson 1 – 17”): O governo liberou para aquecer a economia o saque do FGTS. Aqui está sendo sacado para a saúde pública. Pra pequenas cirurgias, cirurgias eletivas, que tá parado lá no SUS. É pro benefício do cidadão, não é só para aquecer a economia. É pra sobrevivência de pessoas que estão esperando. (Rep) A proposta segue agora para análise da Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

O FGTS poderá ser utilizado para pagamento de cirurgias essenciais à saúde e de curso superior. Proposta com este objetivo foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais (PL 1540/2019). Para o senador Styvenson Valentin, do Podemos do Rio Grande do Norte, esse uso do FGTS auxiliará o cidadão em uma hora de extrema necessidade. A reportagem é de Rodrigo Resende.

TÓPICOS:
Comissão de Assuntos Sociais  Comissões  FGTS  Podemos  Rio Grande do Norte  Saúde  Acre  Câmara dos Deputados  Economia  Educação  Justiça  PP  Saúde Pública  SUS 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo