FGTS poderá ser sacado para pagamento de curso superior e cirurgias essenciais à saúde — Rádio Senado
Comissões

FGTS poderá ser sacado para pagamento de curso superior e cirurgias essenciais à saúde

O FGTS poderá ser utilizado para pagamento de cirurgias essenciais à saúde e de curso superior. Proposta com este objetivo foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais (PL 1540/2019). Para o senador Styvenson Valentin, do Podemos do Rio Grande do Norte, esse uso do FGTS auxiliará o cidadão em uma hora de extrema necessidade. A reportagem é de Rodrigo Resende.

14/08/2019, 12h43 - ATUALIZADO EM 14/08/2019, 12h45
Duração de áudio: 01:04
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza  reunião com 11 itens. Entre eles, o PL 2182/2019, que estende isenção de imposto de renda a bolsas de residentes multiprofissionais de saúde.\r\rEm pronunciamento, senadora Mailza Gomes (PP-AC).\r\rFoto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: O FGTS PODERÁ SER UTILIZADO PARA PAGAMENTO DE CURSO SUPERIOR OU NO CASO DE CIRURGIAS ESSENCIAIS À SAÚDE. LOC: APROVADA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, A PROPOSTA SEGUE PARA ANÁLISE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: TÉC (0814C02 - Rodrigo - T: 1’02’’) Trabalhadores poderão sacar o FGTS para cirurgias essenciais à saúde e para o pagamento do curso superior. Proposta com esse objetivo foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais. A ideia foi defendida pela relatora, senadora Maílza Gomes, do PP do Acre: (Mailza 1 – 17”): O PL nº 1.540, de 2019, busca amparar dois eixos basilares de nossa sociedade: saúde e educação. Para isso propõe que o trabalhador possa utilizar seus recursos do FGTS para pagamento de cursos de nível superior e de cirurgias essenciais à saúde. (REP) O autor do projeto, senador Styvenson Valentin, do Podemos do Rio Grande do Norte, afirmou que a liberação do FGTS nesses casos promove uma verdadeira justiça social: (Styvenson 1 – 17”): O governo liberou para aquecer a economia o saque do FGTS. Aqui está sendo sacado para a saúde pública. Pra pequenas cirurgias, cirurgias eletivas, que tá parado lá no SUS. É pro benefício do cidadão, não é só para aquecer a economia. É pra sobrevivência de pessoas que estão esperando. (Rep) A proposta segue agora para análise da Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

Ao vivo
00:0000:00