Líder do governo

Fernando Bezerra faz balanço positivo do 1º ano do governo Bolsonaro

02:26Fernando Bezerra faz balanço positivo do 1º ano do governo Bolsonaro

Transcrição LOC: O LÍDER FERNANDO BEZERRA FEZ UM BALANÇO DO PRIMEIRO ANO DE GOVERNO BOLSONARO E COMEMOROU A APROVAÇÃO DAS PRINCIPAIS PROPOSTAS ENCAMINHADAS. LOC: PARA ELE, HÁ UM CLIMA DE ANIMAÇÃO NA ECONOMIA BRASILEIRA, MAS EM 2020 O CONGRESSO PRECISA ENFRENTAR A REFORMA TRIBUTÁRIA E AS PROPOSTAS DO PROGRAMA MAIS BRASIL. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA (Repórter) O primeiro ano do Governo Bolsonaro no Congresso Nacional foi extremamente positivo, na avaliação do líder Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, com a aprovação das três principais reformas encaminhadas. (Fernando Bezerra Coelho) A reforma da Previdência, a reforma da reestruturação da carreira militar e também o pacote anticrime do ministro Moro. Foram as três grandes iniciativas do Governo Bolsonaro. E uma série de outras medidas, a MP da Liberdade Econômica é medidas de combate à fraude no INSS que criou um clima de muita animação na economia brasileira. (Repórter) Bezerra destacou que o Governo encerra 2019 com um crescimento de 1% da economia, baixa taxa de juros e de inflação. Para 2020, o líder quer ver aprovadas a Reforma Tributária e as três Propostas de Emendas à Constituição do chamado Plano Mais Brasil, pacote de medidas lançado pelo Executivo para reduzir as despesas e promover o equilíbrio fiscal. (Fernando Bezerra Coelho) A PEC dos Fundos, a PEC emergencial e a PEC do pacto federativo e votarmos a reforma tributária e podermos entregar a sociedade brasileira um sistema tributário novo, que tribute menos, que tenha alíquotas menores, que simplifique, racionalize e que possa animar os setores produtivos para investir mais e com isso gerar mais Emprego e mais renda para os brasileiros. (Repórter) A reforma tributária será discutida por uma comissão mista que deve unificar as duas propostas em tramitação na Câmara e no Senado, além de receber sugestões do Governo. Segundo Bezerra, medidas polêmicas como o retorno da CPMF não estão descartadas. (Fernando Bezerra Coelho) Tudo está na mesa, o debate será muito intenso no Congresso Nacional. O Congresso tem uma larga experiência nesse debate sobre sistema tributário e certamente as sugestões do governo serão aqui aprimoradas. Mas o certo é que nós vamos caminhar no mesmo rumo. (Repórter) A previsão é que o texto comum da Reforma Tributária esteja pronto em março, quando seguirá a tramitação normal, sendo primeiro apreciado pela Câmara dos Deputados e, em seguida, pelo Senado. Segundo Bezerra, é possível que a Reforma seja aprovada ainda ano primeiro semestre de 2020.

O líder do Governo no Senado, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), avalia positivamente o primeiro do ano do Governo Bolsonaro, que conseguiu aprovar as principais propostas encaminhadas ao Congresso Nacional. Como desafios para 2020, Fernando Bezerra destaca a necessidade de aprovação da Reforma Tributária (PEC 110/2019, no Senado e PEC 45/2019, na Câmara dos Deputados), que será discutida por uma comissão especial mista, e as três Propostas de Emenda à Constituição do Programa Mais Brasil.  A reportagem é de Marcella Cunha, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.

TÓPICOS:
Bolsonaro  Câmara dos Deputados  Congresso Nacional  Constituição  CPMF  Economia  Emprego  Inflação  INSS  Juros  MDB  Menores  Pacto Federativo  Pernambuco  Previdência  Reestruturação da Carreira  Reforma da Previdência  Reforma Tributária  Senador Fernando Bezerra Coelho 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo