Feriados que caírem terça ou sexta podem passar para segunda — Rádio Senado
Comissões

Feriados que caírem terça ou sexta podem passar para segunda

Feriados nacionais que caírem entre terça e sexta-feira podem ser adiantados para segunda-feira. Proposta com esse objetivo (PLS 389/2016) foi aprovada pela Comissão de Educação e segue para análise da Câmara dos Deputados. O projeto prevê que alguns feriados não sofreriam alterações, como o Natal, o sete de setembro e o carnaval. A reportagem é de Rodrigo Resende.

04/06/2019, 16h41 - ATUALIZADO EM 04/06/2019, 16h50
Duração de áudio: 01:27
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza reunião com 22 itens. Na pauta, o PL 1945/2019, que veda a cobrança de taxas diferenciadas por curso nos processos seletivos das instituições de ensino superior.

Mesa:
presidente da CE, senador Dário Berger (MDB-SC); 
vice-presidente da CE, senador Flávio Arns (Rede-PR).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado

Transcrição
LOC: FERIADOS NACIONAIS QUE CAÍREM ENTRE TERÇA E SEXTA PODEM SER ADIANTADOS PARA SEGUNDA-FEIRA DE ACORDO COM PROPOSTA APROVADA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO LOC: ALGUMAS DATAS NÃO SOFRERÃO ALTERAÇÕES, INDEPENDENTEMENTE DO DIA DA SEMANA EM QUE CAÍREM. A REPORTAGEM É RODRIGO RESENDE: TÉC: Quando um feriado nacional cai em um dia no meio da semana, muitos comerciantes têm prejuízo. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo estima que o setor deixe de arrecadar 7,6 bilhões de reais por causa dos feriados de 2019. Uma proposta aprovada pela comissão de Educação do Senado adianta para segunda-feira os feriados que caírem entre terça e sexta. A mudança pode trazer benefícios para vários setores da economia como explicou o autor da proposta, senador Dário Berger, do MDB de Santa Catarina: (Dario 1): Um desejo muito grande principalmente das atividades produtivas para que a gente possa unificar os feriados pra facilitar a produção, a atividade econômica, pra facilitar o comércio, pra facilitar o turismo inclusive, para que as famílias possam se programar, para nesse caso, o feriado antecipado para segunda-feira, poderia usufruir do sábado, do domingo e da segunda-feira. Então é um projeto de ganha-ganha. Todo mundo ganha. (Rep) Alguns feriados nacionais não são atingidos pelo projeto como: Primeiro de Janeiro, Carnaval, Sexta-feira santa, primeiro de maio, Corpus Christi, sete de setembro, doze de outubro e o Natal, vinte e cinco de dezembro. Também não haverá alterações para feriados que caírem nos sábados ou domingos. A proposta segue agora para análise da Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende. PROJETO: PLS 389/2016

Ao vivo
00:0000:00