Falta de internet em 21% dos lares é desafio para educação remota — Rádio Senado
Coronavírus

Falta de internet em 21% dos lares é desafio para educação remota

Pelo menos 21% dos lares brasileiros não possuem acesso à internet, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD – do quarto trimestre de 2018. Esse é apenas um dos desafios na implementação do ensino remoto durante a pandemia do coronavírus, como apontam os senadores Wellington Fagundes (PL-MT) e Daniella Ribeiro (PP-PB). A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

13/05/2020, 12h35 - ATUALIZADO EM 13/05/2020, 14h33
Duração de áudio: 01:56
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Transcrição
LOC: 21 POR CENTO DOS DOMICÍLIOS BRASILEIROS NÃO TEM QUALQUER TIPO DE ACESSO À INTERNET. LOC: ESSE É APENAS UM DOS DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PARA ALUNOS QUE ESTÃO SEM AULAS DEVIDO À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: (Repórter) Dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua feita pelo IBGE no quarto trimestre de 2018 mostram que 21 por cento das casas brasileiras não possuem internet e 56 por cento delas não possuem computador. Esses são alguns desafios para a implementação do ensino à distância na educação básica como alternativa ao fechamento das escolas devido à pandemia do coronavírus. O senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, ressalta que no interior do país essa situação é ainda mais dramática: (Wellington Fagundes) Hoje, principalmente os alunos de baixa renda, 30%, até 40% dos nossos alunos do interior do Brasil não têm acesso à internet. (REP) A senadora Daniella Ribeiro, do PP da Paraíba, concorda com Wellington Fagundes. Ela destaca que o ministro da Educação deveria conhecer melhor as condições da maioria das escolas brasileiras: (Daniella Ribeiro) Essa é a realidade de todos os estudantes do País, dos Estados em que vocês vivem. Quem conhece somos nós. Estava na hora de o Ministro visitar e conhecer a realidade dos estudantes que não tem acesso à tecnologia. (Repórter) Outra questão das aulas à distância é a falta de preparação e ferramentas para os professores participarem deste processo. O senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, destacou que no retorno às aulas, os profissionais de educação devem ser ainda mais valorizados: (Izalci Lucas) Eu tenho certeza de que os nossos profissionais de educação vão sofrer muito agora no retorno às aulas - que eu espero não seja exatamente agora, mas quando começar o processo de retomada das nossas aulas... Não é fácil cuidar das nossas crianças, acho que as famílias estão percebendo o quanto é importante o nosso profissional da educação. (Repórter) Outro dado da PNAD 2018 relacionado ao uso de tecnologia mostra que dos domicílios brasileiros que possuem acesso à internet, 45 por cento só o fazem por meio do celular. PNAD Contínua 2018 Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/ciencia-tecnologia-e-inovacao/17270-pnad-continua.html?edicao=27138&t=resultados

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