Exposição conta histórias de 21 servidores do Senado que trabalharam durante a Constituinte — Rádio Senado
História

Exposição conta histórias de 21 servidores do Senado que trabalharam durante a Constituinte

A exposição “ Eu vivi a constituinte contempla o depoimento de 21 servidores do Senado Federal que trabalharam diretamente na construção do texto constitucional de 1988. A mostra, que foi inaugurada nesta quarta-feira (10) faz parte das ações de comemoração dos 30 anos da promulgação da Constituição. Para Dirceu Vieira, um dos servidores homenageados na exposição, a Constituição Federal de 1988 “É um marco da nossa história recente”. Saiba mais na reportagem de Maria Ferreira.

11/10/2018, 19h28 - ATUALIZADO EM 11/10/2018, 19h28
Duração de áudio: 01:49
Exposição: "Eu vivi a Constituinte".

A mostra tem como objetivo "gerar o engajamento do público interno com os 30 anos da Constituição Federal, bem como promover e valorizar as histórias dos profissionais que participaram do processo da constituinte".

Participam:
servidora da Comunicação Social do Senado, Virginia Malheiros Galvez;
servidora aposentada do Senado e ex-titular da Secretaria-Geral da Mesa (SGM), Claudia Lyra.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agencia Senado

Transcrição
LOC:. EXPOSIÇÃO CONTEMPLA DEPOIMENTO DE SERVIDORES DO SENADO NA ÉPOCA DA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE DE 1988. LOC:. A EXPOSIÇÃO FAZ PARTE DAS AÇÕES DE CELEBRAÇÃO DOS 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO. OS DETALHES NA REPORTAGEM DE MARIA FERREIRA. TÉC: “Eu vivi a constituinte” é o nome dado à exposição que conta a história de 21 servidores do Senado Federal, que trabalharam diretamente na construção do texto constitucional de 1988. A mostra faz parte das ações de comemoração dos 30 anos da promulgação da Constituição, e foi inaugurada nesta quarta-feira, dia 10. Segundo o diretor-executivo de Gestão do Senado, Marcio Tancredi, a exposição coincide com o Mês do Servidor, celebrado em outubro. Ele ainda ressalta a importância da exposição para o conhecimento histórico da sociedade. (Márcio Tancredi) Na verdade quando a gente fala da Constituição, a gente fala do documento que guiou a vida nacional há 30 anos. Às vezes as pessoas se esquecem que, por exemplo, as garantias de cidadania que a gente conta hoje, foram trazidas por esse documento, que foi um grande pacto político do povo brasileiro. Então além de homenagearmos a Constituição, os servidores do Senado, a gente ta homenageando também o estado democrático de direito, a plena cidadania que se vive no Brasil de hoje. (Repórter) Dirceu Vieira é um dos servidores homenageados na exposição. Na época da elaboração da Constituição, ele trabalhou na Subcomissão dos Negros, Populações Indígenas, Pessoas Deficientes e Minorias e na Comissão da Ordem Social. Dirceu conta que à época não se deu conta de que fazia parte de um momento histórico. (Dirceu Vieira- Sonora) Tenho que confessar que eu não tinha noção da envergadura, da importância do que se passou naquela época. Aí hoje a gente para pra olhar, a gente tem a dimensão de fato do que aconteceu. É um marco da nossa história recente e muita coisa àquela época foi o embrião em nossa sociedade. (Repórter) A exposição “Eu vivi a constituinte” foi organizada pela Diretoria-Geral e pela Secretaria de Comunicação Social, e ficará aberta para visitação até o dia 11 de novembro. O público externo também pode visitar às segundas, quintas e sextas-feiras, das nove da manhã às cinco e meia da tarde. Com supervisão de Tiago Medeiros, da Rádio Senado, Maria Ferreira.

Ao vivo
00:0000:00