Ex-diretor de frigorífico suspeito de fraudes é ouvido pela CPI do BNDES — Rádio Senado
Comissões

Ex-diretor de frigorífico suspeito de fraudes é ouvido pela CPI do BNDES

A CPI que investiga irregularidades nos empréstimos concedidos pelo BNDES ouviu o ex-presidente do Frigorífico Independência, Graciano Roberto Russo. A empresa foi comprada pelo Grupo JBS e é suspeita de fraudes com o banco. Segundo o Tribunal de Contas da União, o BNDES perdeu quase R$ 420 milhões nessa operação. O vice-presidente da CPI, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), destacou a importância de a comissão analisar o que levou o BNDES a aprovar a concessão dos recursos à empresa.

22/11/2017, 21h01 - ATUALIZADO EM 22/11/2017, 21h23
Duração de áudio: 01:43
CPI do BNDES (CPIBNDES) realiza reunião para apreciação de requerimentos e depoimento do ex-presidente do Frigorífico Independência.

Mesa:
vice-presidente da CPIBNDES, senador Sérgio Petecão (PSD-AC);
ex-presidente do Frigorífico Independência, Roberto Graziano Russo;
advogado do depoente, Pedro Paulo Wendel Gasparini.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: A CPI QUE INVESTIVA IRREGULARIDADES NOS EMPRÉSTIMOS CONCEDIDOS PELO BNDES OUVIU O EX-PRESIDENTE DO FRIGORÍFICO INDEPENDÊNCIA, GRACIANO ROBERTO RUSSO. LOC: A EMPRESA FOI COMPRADA PELA JBS E É SUSPEITA DE FRAUDES COM O BANCO. SEGUNDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, O BNDES PERDEU QUASE 420 MILHÕES DE REAIS. REPÓRTER GUSTAVO AZEVEDO. TÉC: Graciano Roberto Russo, ex-presidente do Frigorífico Independência, afirmou à CPI que investiga as irregularidades em empréstimos concedidos pelo BNDES que a empresa faliu por culpa do banco estatal. Em 2013, o frigorífico teve os ativos adquiridos pela JBS. Russo disse que, como fica claro nas delações dos donos da JBS, as liberações vieram de propina. (Graciano) Vossas Excelências devem ter percebido que um setor inteiro quebrou sob o pretexto de uma política de campeão nacional. Campeão este para quem nunca faltou dinheiro e que hoje se saber, através de delação premiada, que as liberações estavam vinculadas ao pagamento de propinas. (REP) Em julho deste ano, o Tribunal de Contas da União apontou a existência de fraude e um prejuízo ao BNDES de 418 milhões de reais com o frigorífico. O vice-presidente da CPI, senador Sérgio Petecão, do PSD do Acre, destacou a importância de a comissão analisar o que levou o BNDES a aprovar a concessão dos recursos à empresa. (Petecão) Todos os escândalos que vieram a tona neste país sempre tinham ali uma mãozinha do BNDES. Tivemos a oitiva, ele colocou as suas explicações. É grave o que ele disse aqui. (REP) A Comissão Parlamentar de Inquérito tem o objetivo de Investigar irregularidades nos empréstimos concedidos pelo BNDES para o programa de globalização de empresas nacionais, a partir do ano de 1997. O prazo para a conclusão dos trabalhos da comissão termina no dia 22 de dezembro. Da Rádio Senado, Gustavo Azevedo.

Ao vivo
00:0000:00