Projeto

Estudantes carentes podem ser isentos de taxas para emissão de passaportes

01:26Estudantes carentes podem ser isentos de taxas para emissão de passaportes

Transcrição LOC: ESTUDANTES CARENTES PODEM SER ISENTOS DE TAXAS PARA EMISSÃO DE PASSAPORTES NOS CASOS DE ATIVIDADES EDUCATIVAS. LOC: PROPOSTA COM ESSE OBJETIVO FOI APROVADA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: (Repórter) O projeto original, do senador Veneziano Vital do Rêgo, do PSB da Paraíba, previa que todos os estudantes teriam direito à isenção das taxas e emolumentos para a emissão de passaportes para a participação em atividades pedagógicas. Mas o relator na Comissão de Educação, senador Styvenson Valentim, do Podemos do Rio Grande do Norte, limitou o benefício para os estudantes comprovadamente carentes. Ele acredita que essa isenção poderá estimular o intercâmbio de experiências, principalmente para estudantes de escolas públicas: (Styvenson Valentim) O intercâmbio de conhecimentos e de experiências acadêmicas é bastante saudável, tanto para o indivíduo, quanto para as instituições de ensino e para os países envolvidos no processo. Dessa forma, procede a tese de que o Poder Público deve criar ações que favoreçam vivências acadêmicas internacionais aos estudantes brasileiros. (Repórter) A mudança proposta por Styvenson foi defendida pela senadora Soraya Thronicke, do PSL de Mato Grosso: (Soraya Thronicke) Entender que tem realmente que ser limitado o benefício apenas para aqueles que não têm condições. Nós temos um instituto lá em Campo Grande que ajuda jovens carentes a irem para o exterior, pelo Rotary, mas sempre temos que desembolsar a passagem e o custo com o passaporte. E isso dificulta bastante, porque é caro para as pessoas que não têm condições. (Repórter) O projeto será analisado agora pela Comissão de Assuntos Econômicos.

Estudantes carentes devem ficar isentos de taxas para a emissão de passaportes para participação em atividades pedagógicas. Projeto (PL 861/2019) com esse objetivo foi aprovado pela Comissão de Educação do Senado (CE). Para o Senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), a medida vai colaborar com o intercâmbio de conhecimento para os estudantes de escolas públicas brasileiras. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Comissão de Assuntos Econômicos  Educação  Escolas  Mato Grosso  Paraíba  Podemos  PSB  PSL  Rio Grande do Norte  Senador Styvenson Valentim  Senador Veneziano Vital do Rêgo  Senador Vital do Rêgo  Senadora Soraya Thronicke 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo