Posse Senadores

Estreantes na vida política assumem mandato no Senado

02:28Estreantes na vida política assumem mandato no Senado

Transcrição LOC: ENTRE AS NOVIDADES DESSA LEGISLATURA NO SENADO ESTÁ A ESTREIA DE 9 NOVOS NOMES NA POLÍTICA. LOC: SÃO 7 NOVOS SENADORES E 2 SENADORAS QUE ASSUMEM NESTA SEXTA-FEIRA O PRIMEIRO CARGO PÚBLICO DE SUAS HISTÓRIAS. OS DETALHES COM A REPÓRTER PAULA GROBA. Téc: O Senado, a Casa Legislativa que tradicionalmente recebe ex-presidentes da República, ex-governadores ou ex-deputados como novos senadores eleitos pelo povo, nesta legislatura recebe estreantes na vida política. São homens e mulheres que trazem na bagagem experiências com a advocacia e magistratura, segurança pública, comércio e educação. Ao todo são nove senadores que começam a trabalhar no Senado Federal sem nunca terem exercido um cargo público. A maioria são homens: 7, com idades entre 41 e 73 anos. Já as duas mulheres, Selma Arruda, e Soraya Thronicke têm 55 e 45 anos, respectivamente. Novos nomes que as urnas elegeram como demonstração do que o povo mais anseia: a renovação política. E é com esse espírito que eles chegam ao Congresso, como mostra o senador eleito Fabiano Contarato, ex-delegado, eleito pelo Espírito Santo pela Rede Sustentabilidade. (CONTARATO) A população está cansada do mesmo com os mesmos resultados e entendeu que o voto tem um preço e o preço do voto é o futuro que começou no dia 7 de outubro. (REP) Na mesma linha, o capitão da Polícia Militar eleito pelo Rio Grande do Norte, Styvenson Valentin, quer assegurar transparência no Poder Legislativo. (STYVENSON) Porque eu o anseio aqui, além de Segurança Pública educação e saúde e eu creio que seja um anseio do país todo é devolver uma confiança aos eleitores a população e além de um mandato de uma dura ação no Senado com moralidade com transparência. (REP) Advogada, a senadora eleita em Mato Grosso do Sul pelo PSL, Soraya Thronicke quer defender no Senado a abertura do mercado, apoiar privatizações e o empreendedorismo, sem descuidar de minorias. (THRONICKE) Nós iremos sim privatizações nós iremos fomentar o empreendedorismo acima de tudo facilitar tudo isso com responsabilidade a gente pretende aumentar Na quantidade arrecadação sem aumentar impostos e abrir o nosso mercado hoje nós temos monopólios que não fazem nenhum sentido (REP) A onda de novatos contribuiu para o aumento do número de representantes de partidos no Senado. O PSL por exemplo, que não tinha representantes na Casa terá 4 senadores nesta legislatura, dois deles estreantes na política. Da Rádio Senado, Paula Groba.

Entre as novidades dessa nova legislatura no Senado está a estreia de 9 novos nomes na política. São homens e mulheres que trazem na bagagem experiências com a advocacia e magistratura, segurança pública, comércio e educação. Sete homens e 2 mulheres que chegam ao Senado Federal sem nunca terem exercido um cargo público. Ouça mais detalhes na reportagem de Paula Groba, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Advocacia  Comércio  Educação  Empreendedorismo  Espírito Santo  Mato Grosso  Mato Grosso do Sul  Novos Senadores  Partidos  Poder Legislativo  Polícia Militar  Política  PSL  Rede  Rede Sustentabilidade  Rio Grande do Norte  Saúde  Segurança  Segurança Pública  Senado Federal  Sustentabilidade  Transparência 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11