Esporte

Estádios e ginásios poderão ter detectores de metal e câmeras de vigilância

01:38Estádios e ginásios poderão ter detectores de metal e câmeras de vigilância

Transcrição LOC: ESTÁDIOS E GINÁSIOS DEVEM TER DETECTORES DE METAL E CÂMERAS DE VIGILÂNCIA. LOC: É O QUE DETERMINA UM PROJETO APROVADO NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E QUE SEGUIU PARA A ANÁLISE DO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. TÉC: O projeto altera o Estatuto do Torcedor para tornar obrigatório o uso de detectores de metal e a gravação contínua de imagens em eventos organizados em ginásios e estádios esportivos, como partidas e shows de música. A determinação vale para estádios com mais de 10 mil lugares e ginásios com capacidade superior a 5 mil espectadores. O relator na Comissão de Educação, Dário Berger, do MDB de Santa Catarina, argumentou que os detectores vão impedir a entrada de objetos perigosos, como facas e armas, e as câmeras de vigilância podem ajudar a identificar e punir eventuais agressores. (Dário Berger). Apesar de a legislação brasileira prever penas para casos de violência em estádios, muitas vezes elas deixam de ser aplicadas pela dificuldade em se identificar os agentes desses lamentáveis fatos. (Repórter): A relatora na Comissão de Constituição e Justiça, Leila Barros, senadora do PSB do Distrito Federal, lembrou que a iniciativa surgiu por inspiração da chegada de grandes eventos esportivos ao Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Mas que continua atual. (Leila): A segurança em eventos esportivos ainda é um problema grave que requer nossa atenção. Não é raro nos depararmos com cenas de selvageria envolvendo torcedores em estádios. (Repórter): Estádios e ginásios terão prazo de um ano após a publicação da lei para se adequarem às novas regras. Quem descumprir a determinação pode ser punido com a interdição do espaço. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.

O Plenário do Senado vai analisar a proposta que altera o Estatuto do Torcedor e determina o uso de detectores de metal e a gravação contínua de imagens em eventos organizados em ginásios e estádios esportivos, como partidas e shows de música (PLC 67/2017). O texto, já aprovado pela Câmara dos Deputados, foi votado nesta quarta-feira (30) pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado.  Os senadores Dário Berger (MDB-SC) e Leila Barros (PSB-DF) disseram que a medida vai trazer mais segurança a torcedores e espectadores. A reportagem é de Bruno Lourenço.

TÓPICOS:
Câmara dos Deputados  CCJ  Constituição  Copa do Mundo  Distrito Federal  Educação  Estatuto do Torcedor  Jogos Olímpicos  Justiça  Música  MDB  Plenário do Senado  PSB  Santa Catarina  Segurança  Senador Dário Berger  Senadora Leila Barros  Violência  Esporte 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo