Especialistas dizem em comissão do Senado que riscos políticos ameaçam União Europeia — Rádio Senado
Comissões

Especialistas dizem em comissão do Senado que riscos políticos ameaçam União Europeia

Segundo especialistas que debateram o futuro da União Europeia na Comissão de Relações Exteriores do Senado, riscos políticos ameaçam a unidade do mercado comum. Embora o euro continue forte, o renascimento de radicalismos contesta a própria existência da União Europeia. Para o presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTC-AL), países como o Brasil precisam definir bem suas alianças estratégicas em meio ao enfraquecimento do sistema multilateral. A reportagem é de Floriano Filho, da Rádio Senado.

19/03/2018, 22h16 - ATUALIZADO EM 19/03/2018, 22h16
Duração de áudio: 02:17
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza ciclo de debates "O Brasil e a Ordem Internacional: Estender Pontes ou Erguer Barreiras?" 2º Painel: Europa Discutindo sobre: - O surgimento do Macronismo, Populismo e Nacionalismo. - Movimento Exit - Separatismo (Catalunha) e Migração (Alemanha). 

Mesa: 
professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Dr. Leonardo Nelmi Trevisan; 
presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTC-AL); 
professor do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Mário Drumond Coelho; 
senador Wellington Fagundes (PR-MT).

Foto: Moreira Mariz/Agência Senado
Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SISTEMA MULTILATERAL E A INTEGRAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA ESTÃO EM RISCO POR FATORES QUE VÃO ALÉM DA SAÍDA DO REINO UNIDO E DO DISTANCIAMENTO NACIONALISTA DOS ESTADOS UNIDOS. LOC: O ALERTA FOI APRESENTADO POR ESPECIALISTAS EM PAINEL NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO. REPÓRTER FLORIANO FILHO. TÉC: A União Europeia foi o foco do segundo painel da Comissão de Relações Exteriores em 2018. Um dos efeitos políticos do crescimento do nacionalismo e populismo na região tem sido o fortalecimento de partidos de extrema direita. Uma das principais causas apontadas para essa reação do eleitorado europeu é a crise humanitária e a migração que vem afetando diferentes países. Outros fatores também tendem a enfraquecer a União Europeia. Um é a saída do Reino Unido, o chamado Brexit. Outro tem sido o distanciamento do governo Donald Trump e os questionamentos norteamericanos sobre, por exemplo, as contribuições financeiras para a Organização do Tratado do Atlântico Norte, a OTAN. Para Leonardo Trevisan, Professor da Universidade Católica de São Paulo, o euro continua com força nos mercados internacionais, embora a classe média europeia tenha sido muito atingida pelas crises financeiras. O que preocupa são a incertezas políticas, com a volta de perigosos radicalismos que contestam a própria existência da União Europeia. (Leonardo Trevisan) Os riscos políticos foram crescentes e de alguma forma ganharam uma essência eleitoral bastante problemática. O primeiro desses fatos é a volta em todo o continente europeu (...) do espectro nacionalista. (Repórter) O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Fernando Collor, do PTC de Alagoas, lembrou que países como o Brasil precisam escolher bem suas alianças estratégicas em meio ao enfraquecimento do sistema multilateral. (Fernando Collor) Estamos assistindo a uma conjuntura que ameaça a estrutura. Ameaça o sistema internacional baseado em regras, baseado em leis, baseado em consenso, na busca democrática de acordos. (Repórter) A próxima reunião da Comissão de Relações Exteriores será na quarta-feira e vai discutir as relações entre o Brasil e o Marrocos. Da Rádio Senado, Floriano Filho.

Ao vivo
00:0000:00