Especialistas defendem investimentos em pesquisa para uma proteção ambiental eficiente — Rádio Senado
Audiência pública

Especialistas defendem investimentos em pesquisa para uma proteção ambiental eficiente

A Comissão Senado do Futuro realizou audiência pública para discutir as tecnologias aplicadas à preservação ambiental. Especialistas defenderam a pesquisa cientifica para que o país continue a evoluir em técnicas de preservação ambiental. As informações são da repórter Lara Kinue, da Rádio Senado.

 

Veja a íntegra da audiência pública aqui.

22/11/2019, 17h12 - ATUALIZADO EM 22/11/2019, 17h19
Duração de áudio: 02:30
Comissão Senado do Futuro (CSF) realiza audiência pública interativa para tratar o tema: " A tecnologia aplicada à preservação ambiental".

À mesa, presidente da CSF, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR).

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Jefferson Rudy/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO SENADO DO FUTURO RECEBEU ESPECIALISTAS PARA DEBATER A APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA NA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. LOC: ELES DEFENDERAM INCENTIVO À PESQUISA CIENTIFICA PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. A REPORTAGEM É DE LARA KINUE. (Repórter) Em audiência púbica da Comissão Senado do Futuro, especialistas debateram a aplicação de tecnologia na preservação ambiental. A reunião foi solicitada pelo senador Mecias de Jesus, do Republicanos de Roraima. O Coordenador de Programas e Projetos em Bioeconomia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Daniel Chang, explicou que a bioeconomia é um modelo de produção industrial, baseado nos recursos biológicos, que busca oferecer soluções para a sustentabilidade do sistema de produção, em especial, por meio da substituição de recursos fósseis e não renováveis. Para Daniel Chang, a Bioeconomia é uma visão de futuro para o Brasil e, por isso, deve ser prioridade: (Daniel Chang) A bioeconomia brasileira deve ser uma prioridade para o estado brasileiro para promover um planejamento de longo prazo, apoiar programas estruturantes, cadeias produtivas sustentáveis. É assim que a gente vai conseguir aliar tecnologias a preservação ambiental, geração de emprego e renda, com preservação ambiental. (Repórter) Para o professor da Universidade de Brasília, Antonio Brasil, o investimento em pesquisas científicas e nos pesquisadores também é essencial para que o país possa desenvolver projetos de excelência nas áreas de ciência e tecnologia. (Antonio Brasil) Nós não podemos abrir mão do estado brasileiro garantir o conhecimento. E esse conhecimento vem através do investimento que nós fizemos durante décadas em estudantes de pós-graduação, pesquisadores dos diferentes e institutos de pesquisa, professores universitários e em toda a cadeia de conhecimento que nós temos hoje em dia para abordar a questão da preservação ambiental. Eu acho que esse é o grande desafio continuar nossa linha de investimento sim no hardware, mais o investimento humano tem que continuar no mesmo nível. (Repórter) O senador Zequinha Marinho, do PSC do Pará, reconheceu a importância do investimento na proteção ambiental, mas declarou que a população não pode ser prejudicada pelas medidas de preservação. (Zequinha Marinho) Qualquer planejamento para gestão ambiental que você não levar em consideração inicial essa população, não vai dar certo. A solução não vai daqui para lá, ela tem que ser criada lá dentro, adequando realidades, possibilidades. Não adianta falar de Meio Ambiente, da sustentabilidade, para alguém que está com fome, ele luta pela sobrevivência. (Repórter) Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a bioeconomia movimenta no mercado mundial cerca de 2 trilhões de euros e gera cerca de 22 milhões de empregos. No Brasil, o modelo apresenta um grande potencial para aprimorar diversos setores, como a agricultura.

Ao vivo
00:0000:00