Especialistas defendem aprovação do Cadastro Positivo para redução dos juros cobrados pelas operadoras de crédito — Rádio Senado
CPI dos Cartões de Crédito

Especialistas defendem aprovação do Cadastro Positivo para redução dos juros cobrados pelas operadoras de crédito

A ampliação da transparência dos dados de consumidores garantiria a redução dos juros das operadoras de crédito, segundo representantes do CADE, ministério da Fazenda, Banco Central e Banco do Brasil, durante audiência pública na CPI dos Cartões de Crédito. Isso porque, com a transparência dos dados, as empresas teriam maior segurança em conceder crédito a consumidores considerados bons pagadores. Na avaliação do relator da CPI, senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, uma das frentes de combates principais é combater a concentração e a verticalização dos bancos no país. Ouça os detalhes na reportagem de Paula Groba, da Rádio Senado.

 

06/06/2018, 14h07 - ATUALIZADO EM 06/06/2018, 14h07
Duração de áudio: 02:49
CPI dos Cartões de Crédito (CPICC) realiza audiência pública interativa com representantes do Banco Central, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica(Cade) e do Ministério da Fazenda.

Mesa:
chefe da Assessoria Especial de Reformas Microeconômicas do Ministério da Fazenda, João Manoel Pinho de Mello;
conselheira do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt;
presidente da CPICC, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO); 
relator da CPICC, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE);
diretor de regulação do Banco Central do Brasil, Otávio Ribeiro Damaso;
diretor de política monetária do Banco Central do Brasil, Reinaldo Le Grazie.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: DURANTE DEBATE NA CPI DOS CARTÕES DE CRÉDITO, REPRESENTANTES DO BANCO CENTRAL, CADE E MINISTÉRIO DA FAZENDA DEFENDERAM O CADASTRO POSITIVO COMO FORMA DE REDUÇÃO DOS PERCENTUAL DOS JUROS. LOC: A PROPOSTA QUE ESTÁ PARADA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, JÁ FOI APROVADA PELO SENADO EM 2011. OUÇA MAIS DETALHES NA REPORTAGEM DE PAULA GROBA. (Repórter) A ampliação da transparência dos dados de consumidores garantiria a redução dos juros das operadoras de crédito, segundo representantes do CADE, ministério da Fazenda, Banco Central e Banco do Brasil, durante audiência pública na CPI dos Cartões de Crédito. Isso porque, com a transparência dos dados, as empresas teriam maior segurança em conceder crédito a consumidores considerados bons pagadores. Segundo João Manuel de Melo, do Ministério da Fazenda, a aprovação do Cadastro Positivo é um dos instrumentos de transparência mais eficazes para reduzir as taxas de juros. (João Manuel de Melo) Sempre que nós demos transparência das informações dos devedores, sempre que nós demos seguranças às garantias, a taxa de juros caiu e o spread caiu. Caiu brutalmente. (Repórter) Na avaliação de Cristiane Alckmin, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade, ao longo dos 13 anos o país se viu em redução drástica do número de bancos que operam no país e hoje apenas 5 grandes empresas atuam no ramo. O mercado concentrado, segundo ela, é negativo para o consumidor. Cristiane defende a desbancarização com a abertura de opções de crédito por outras empresas. A alternativa, segundo ela, aumenta a concorrência e estimula a redução dos juros. Ela sugeriu medidas para frear o aumento dos juros praticados pelos bancos. (Cristiane Alckmin) Primeira é reprovar atos de concentração que impeça esse processo de desbancarização, qualquer ato que estimule essa verticalização mencionada pelo senador Fernando Bezerra e por último que é criar garantias medidas estruturais que deem garantias para o prestador e um desses pontos é a aprovação do Cadastro Positivo. (Repórter) Já Otávio Damaso, do Banco Central, explicou que desde 2013, novas regras de regulação tem sido acionadas para frear os juros dos cartões. Ele também defendeu a transparência dos dados com a aprovação do Cadastro Positivo. Na avaliação do relator da CPI, senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, uma das frentes de combate principais é inibir a concentração e a verticalização dos bancos no país. (Fernando Bezerra Coelho) É importante a gente refletir um pouco mais sobre essa excessiva verticalização dos cartões de crédito. Em outras econômicas a concentração e verticalização obrigou governos a tomar medidas duras. (Repórter) A proposta que cria o Cadastro Positivo, defendida pelos convidados está pronta para votação da Câmara dos Deputados. O Senado aprovou a proposta em 2011. No ano passado, o Senado também aprovou regras que estimulam a inclusão de dados nos cadastros positivos de crédito.

Ao vivo
00:0000:00