Especialistas debatem qualidade da educação no Brasil — Rádio Senado
Comissões

Especialistas debatem qualidade da educação no Brasil

A Comissão de Educação Cultura e Esporte (CE) recebeu especialistas para debater a percepção da sociedade sobre a qualidade da educação. O debate foi motivado por uma pesquisa do Conselho Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o movimento Todos pela Educação, que aponta o aumento no grau de insatisfação com o ensino brasileiro. Entre os principais assuntos, os convidados discutiram sobre os baixos índices de aprendizado entre alunos do Ensino Médio e a evasão escolar. O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) disse que a falta dos governantes com a educação compromete o futuro do País. Ouça os detalhes no áudio da repórter Marciana Alves, da Rádio Senado.

23/05/2018, 19h42 - ATUALIZADO EM 23/05/2018, 19h42
Duração de áudio: 01:58
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza audiência pública interativa para debater percepção social acerca da qualidade da educação.

Mesa:
diretora de Estudos Educacionais do Instituto Nacional de Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alvana Maria Bof;
presidente eventual da CE, senador Cristovam Buarque (PPS-DF);
representante de Conferência Nacional da Alternativa por uma Nova Educação, Sônia Goulart;
diretor de Operações do Serviço Social da Indústria (Sesi), Paulo Mól Junior.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO RECEBEU ESPECIALISTAS PARA DEBATER A QUALIDADE DO ENSINO NO BRASIL. LOC: OS CONVIDADOS CHAMARAM ATENÇÃO PARA OS ÍNDICES DE APRENDIZADO ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E A EVASÃO ESCOLAR. REPÓRTER MARCIANA ALVES. TÉC: O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica reúne dados sobre o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Mas desde 2011, o Ideb identifica que o resultado do Ensino Médio está estagnado em três ponto sete, nível abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Educação, que é de quatro ponto três. Para a diretora de estudos educacionais do INEP, Alvana Maria Bof os dados mostram uma realidade preocupante: (Alvana) Portanto medidas tem que ser tomadas para que os nossos alunos tenham acesso a uma escola de qualidade, permaneça na escola e aprendam. (Repórter) De acordo com o último censo escolar, 12% dos alunos do ensino médio abandonaram os estudos. A representante da Conferência Nacional da Alternativa por uma Nova Educação, Sonia Goulart, acredita que o fenômeno é culpa da falta de valorização dos professores e de um modelo de ensino antigo, que não coloca o aluno como protagonista: (Sonia) Nossos professores estão adoecendo em proporções tão alarmantes como a evasão dos nossos jovens na escola. E isso sinaliza para nós que esta estrutura escolar, esta formação escolar que nós estamos fornecendo hoje está equivocada. (Repórter) Autor do pedido para o debate na Comissão de Educação, o senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, disse que a falta de compromisso dos governantes com a educação compromete o futuro do País: (Cristovam Buarque) É como se a gente tapasse os poços de petróleo brasileiros ao negar educação de qualidade para algumas crianças. E é uma indecência porque essa pessoa não vai poder desenvolver o seu talento. (Repórter) A audiência pública foi motivada pela pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira elaborada pelo Conselho Nacional da Indústria em parceria com o movimento Todos pela Educação. Da Rádio Senado, Marciana Alves.

Ao vivo
00:0000:00