Especialistas avaliam que Brasil acerta ao aprovar leis para acolhimento ao imigrante e não fechar fronteiras — Rádio Senado
Audiência pública

Especialistas avaliam que Brasil acerta ao aprovar leis para acolhimento ao imigrante e não fechar fronteiras

O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu que a solução para a crise migratória global seja pautada nos Direitos Humanos. A declaração foi dada em audiência da Comissão de Direitos Humanos do Senado. O representante da Organização Internacional para as Migrações, Stéphane Rostiaux, elogiou a acolhida a imigrantes venezuelanos pelo Brasil e disse que é sempre melhor gerir as crises migratórias do que fechar fronteiras. A reportagem é de Marcela Diniz, da Rádio Senado.

 

30/10/2018, 13h09 - ATUALIZADO EM 30/10/2018, 13h09
Duração de áudio: 01:38
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência pública interativa para debater sobre "Mobilidade Humana".

Mesa:
advogado do Centro de Atendimento ao Migrante de Caxias do Sul (CAM), Adriano Pistorelo;
líder da Ocupação Progresso, Ilisiane Vida Alves;
representante do Centro Batista de Ação Social, Fabiana da Silva Stedile;
vice-presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS);
chefe da Missão da Organização Internacional para as Migrações da Organização das Nações Unidas (OIM/ONU), Stéphane Rostiaux;
consulesa honorária do Senegal no Estado do Rio Grande do Sul, Reginete Bispo;
presidente da Associação dos Haitianos do Rio Grande do Sul (AHRS), James Derson Sene Charles.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela

Transcrição
LOC: O BRASIL ACERTA EM APROVAR LEIS PARA ACOLHER OS IMIGRANTES E NÃO FECHAR FRONTEIRAS. LOC: A OPINIÃO É DO REPRESENTANTE DA ONU QUE PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO. A REPORTAGEM É DE MARCELA DINIZ. (Repórter) Em audiência na Comissão de Direitos Humanos do Senado, o chefe da missão da Organização Internacional para as Migrações da ONU, Stéphane Rostiaux, elogiou as ações de acolhida aos imigrantes venezuelanos que fogem da crise em seu país de origem. O Brasil já tinha recebido haitianos após o terremoto de 2010 além de refugiados sírios e de outras nacionalidades. Para o representante da ONU, o País se destaca no cenário internacional ao aprovar leis de acolhida, como a Medida Provisória 820 e a Nova Lei de Migração, em vez de fechar suas fronteiras: (Stéphane Rostiaux) É sempre melhor tentar gerir essa situação das migrações que tentar fechar fronteiras ou tomar um posicionamento que seja anti-imigrante e que não vai ajudar a resolver as situações. (Repórter) O debate foi pedido pelo senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, que também reforçou a necessidade do respeito aos Direitos Humanos do migrante: (Paulo Paim) Esse é um assunto que tem que ser debatido e resolvido na linha dos Direitos Humanos. Para que ninguém seja tratado de forma truculenta, desrespeitosa, ou simplesmente barrado, jogado num caminhão ou ônibus, obrigando o retorno sem que haja uma solução. (Repórter) De acordo com dados das Nações Unidas, existem hoje no mundo 258 milhões de imigrantes internacionais e 760 milhões de migrantes internos, ou seja, pessoas que saem de suas casas e se deslocam dentro de seu próprio país, motivadas pela violência, perseguições e outras crises.

Ao vivo
00:0000:00