Especialistas apresentam opções para fornecer mais água ao canal do rio São Francisco — Rádio Senado
Discurso

Especialistas apresentam opções para fornecer mais água ao canal do rio São Francisco

Especialistas apresentaram opções para fornecer mais água ao canal do Rio são Francisco, evitando o colapso no fornecimento de água a várias cidades nordestinas. Os debatedores afirmaram em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado (CDR) que está em risco o abastecimento de água para consumo humano, irrigação e geração de energia elétrica no Nordeste. Segundo o senador Elmano Férrer (PMDB – PI), que apresentou o requerimento de audiência pública, tem faltado planejamento hídrico no Brasil. Elmano Férrer se diz muito preocupado com a grave situação do abastecimento de água para consumo humano, geração de energia elétrica e irrigação da fruticultura no Nordeste, que coloca em risco centenas de empregos.

06/12/2017, 12h01 - ATUALIZADO EM 06/12/2017, 12h28
Duração de áudio: 02:07
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza leitura do relatório de avaliação da segurança hídrica e gestão das águas nas regiões Norte e Nordeste. Em seguida, audiência pública interativa para discutir transposição do rio Tocantins para o rio São Francisco. 

Mesa: 
deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE);
engenheiro civil, professor e consultor na área de recursos hídricos, Dr. Hypérides Macêdo; 
presidente eventual da CDR, senador Elmano Férrer (PMDB-PI);
coordenador geral de engenharia e estudos do Ministério da Integração Nacional (MI), Rafael Ribeiro Silveira; 
coordenador da Coordenação de Licenciamento Ambiental de Hidrelétricas, Hidrovias e Estrutura Fluviais da Diretoria de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Régis Fontana Pinto.


Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela / Agência Senado

Transcrição
LOC: ESPECIALISTAS APRESENTARAM OPÇÕES PARA FORNECER MAIS ÁGUA AO CANAL DO RIO SÃO FRANCISCO, EVITANDO O COLAPSO NO FORNECIMENTO DE ÁGUA A VÁRIAS CIDADES NORDESTINAS. LOC: OS DEBATEDORES AFIRMARAM EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO QUE ESTÁ EM RISCO O ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO, IRRIGAÇÃO E GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO NORDESTE. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) A ideia de transpor as águas do rio Tocantins para o rio São Francisco existe há mais de 30 anos. Mas são poucos os estudos técnicos para executar a obra. O senador Elmano Férrer, do PMDB do Piauí, que apresentou o requerimento de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, alega que tem faltado planejamento hídrico no Brasil. Ele afirmou que está muito preocupado com a situação do abastecimento de água para consumo humano, geração de energia elétrica e irrigação da fruticultura no nordeste, colocando em risco centenas de empregos. (Elmano Férrer) Contratos já firmados com empresas (...) no exterior. E faltando água,(...) na iminência de um colapso na produção em Petrolina e em Juazeiro da Bahia (...). (Repórter) Rafael Ribeiro Silveira, do Ministério da Integração Nacional, disse que no momento existem seis possibilidades de estudo. Mas a escolha do projeto final ainda vai demorar cerca de 12 meses. (Rafael Ribeiro Silveira) O estudo do melhor traçado, que seja mais viável técnica, economicamente e ambientalmente. (RepórterO engenheiro Hypérides Macêdo, consultor de Recursos Hídricos, apresentou algumas opções para alimentar os canais do São Francisco com águas do Tocantins. Ele afirmou que uma das maiores dificuldades do planejamento é a diversificada composição do solo nordestino. O engenheiro disse que seria melhor não fazer uma nova grande transposição, mas apenas alimentar os canais, que foram construídos com uma dimensão muito maior do que o rio São Francisco tem condições de abastecer. (Hypérides Macêdo) Os canais estão dimensionados para uma vazão próxima de 70, 80 metros cúbicos por segundo e vão funcionar com 10% disso. (Repórter) A previsão é de que 400 municípios sejam beneficiados pelas obras. RDR 40/2017, RDR 46/2017

Ao vivo
00:0000:00