Especialistas afirmam que privatizações nas áreas de infraestrutura podem expandir a crise econômica — Rádio Senado
Audiência pública

Especialistas afirmam que privatizações nas áreas de infraestrutura podem expandir a crise econômica

Especialistas do setor energético afirmaram que as privatizações de partes da Petrobrás e da Eletrobrás devem provocar aumento no preço da energia aos consumidores. O assunto foi tema de audiência pública da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE).  O senador Roberto Requião (PMDB-PR) afirmou que o Brasil está regredindo aos anos pré-1930 no processo de desenvolvimento econômico. Para ele, desenvolvimento econômico só existe com “o domínio das fontes de energia, do petróleo, da energia elétrica, com a infraestrutura do país”. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) informou que acionará a Justiça contra a privatização do sistema energético brasileiro.

06/11/2017, 20h40 - ATUALIZADO EM 06/11/2017, 21h06
Duração de áudio: 02:18
Sala de comissões do Senado durante a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza audiência pública para tratar acerca do impacto das privatizações para as políticas de desenvolvimento nacional, soberania e segurança energética.

Foto: Roque Sá/Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: ESPECIALISTAS DO SETOR ENERGÉTICO AFIRMARAM QUE AS PRIVATIZAÇÕES DAS EMPRESAS DO SETOR CAUSARÃO AUMENTO NO PREÇO DA ENERGIA AOS CONSUMIDORES. LOC: O ASSUNTO FOI TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. (Repórter) Pesquisadores, técnicos, empregados e parlamentares que participaram da audiência pública da Comissão de Assuntos Econômicos listaram as consequências da continuidade do programa de privatizações de setores da Petrobrás e da Eletrobrás. Segundo eles, as empresas que estão comprando as companhias brasileiras reduzem os investimentos, cortam radicalmente o número de empregados e transferem os lucros ao exterior. O senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, afirmou que o Brasil está regredindo aos anos pré-1930, com graves consequências: (Roberto Requião) uma regressão absoluta do processo de desenvolvimento econômico. E desenvolvimento econômico só existe com o domínio das fontes de energia, do petróleo, da energia elétrica, com a infraestrutura do país. (Repórter) Nelson Hubner, ex-diretor da ANEEL e pesquisador da UFRJ, afirmou que o programa de privatizações causará racionamento de energia e explosão de preços: (Nelson Hubner) Foi colocado em audiência pública pelo Ministério das Minas e Energia, que combinado com a venda da Eletrobrás, eu não tenho dúvida que daqui a cinco anos, a gente vai estar de volta aqui na CAE, para discutir as consequências do racionamento e a explosão dos preços de energia no Brasil. (Repórter) O deputado Arlindo Chinaglia, do PT de São Paulo, lembrou que não há opção para o consumidor comprar eletricidade de outro fornecedor: (Arlindo Chinaglia) No caso específico do setor elétrico existe o chamado monopólio natural. Pode no máximo haver disputas em leilões entre empresa pública e privada. Agora ninguém tem dois interruptores em casa, para escolher qual é a empresa qual é a empresa que vai fornecer a energia elétrica. (Repórter) Clemente Ganz Lúcio, do DIEESE, afirmou que o controle das empresas de energia está sendo comprado pelo setor financeiro: (Clemente Ganz Lúcio) E essas 100 empresas que controlam 40% dos ativos do das empresas multinacionais são empresas do setor financeiro. Há um processo de transferência do controle do sistema produtivo mundial pro sistema financeiro. (Repórter) O senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, afirmou que entrará na Justiça contra a privatização do sistema energético brasileiro.

Ao vivo
00:0000:00