Especialista acredita que início da campanha eleitoral poderá reduzir o número de indecisos — Rádio Senado
Eleições 2018

Especialista acredita que início da campanha eleitoral poderá reduzir o número de indecisos

Segundo as últimas pesquisas de intenções de votos, entre 16 e 30% do eleitorado votarão em branco ou nulo. Para o consultor do Senado especializado em Direito Eleitoral, Fernando Trindade, esse quantitativo deve se manter na média das eleições de 2014 que foi de 30%. Mas ele acredita que o “desinteresse” pelas eleições deve ser reduzido com o início do horário eleitoral gratuito previsto para o dia 31 de agosto.

 

29/08/2018, 17h22 - ATUALIZADO EM 29/08/2018, 17h22
Duração de áudio: 01:59
Arquivo/Agência Brasil

Transcrição
LOC: ESPECIALISTA AVALIA QUE INÍCIO DA CAMPANHA ELEITORAL NO RÁDIO E NA TV PODERÁ REDUZIR O NÚMERO DE VOTOS INVÁLIDOS. LOC: SEGUNDO AS ÚLTIMAS PESQUISAS DE INTENÇÃO DE VOTOS, PELO MENOS 15% DO ELEITORADO DIZEM QUE VOTARÃO EM BRANCO OU NULO. REPÓRTER HERICA CHRISTIAN. (Rerpórter) Nas eleições de 2014, pelo menos um terço do eleitorado votou em branco ou nulo para presidente da República. Segundo as últimas pesquisas de intenções de votos, esse quantitativo varia de 16 a 30%. Para o consultor do Senado especializado em Direito Eleitoral, Fernando Trindade, o número de eleitores que não vão escolher nenhum candidato em outubro deve se manter na média das últimas disputas. Para ele, ainda é muito cedo para se apostar num alto índice de abstenção até pelas especificidades das eleições de outubro com uma candidatura ainda pendente de autorização judicial. (Fernando Trindade) As intenções de votos apuradas não têm sido muito diferentes das últimas eleições não. Essas últimas pesquisas de institutos mais conhecidos deram para presidente da República entre nulo e branco, me parece, em torno de 15%. (Repórter) Mas o consultor do Senado acredita que o “desinteresse” pelas eleições deve ser reduzido com o início do horário eleitoral no rádio e na TV, que começa no dia 31. Para Fernando Trindade, apesar da pouca audiência, esses programas acabam lembrando o cidadão que este é um ano eleitoral. Ele pondera que os eleitores ainda não estão envolvidos com a disputa até pela redução do tempo de campanha. (Fernando Trindade) Essa constatação de que a propaganda no rádio e na TV vai definitivamente levar a que o eleitor fique mais ligado no processo eleitoral é verdadeira. Eu acho que isso vai ocorrer sim. Com o início da campanha no rádio e na TV, eu acredito que a eleição vai se tornar mais presente no cotidiano das pessoas. (Repórter) Para o especialista em Direito Eleitoral, o cenário começará a sinalizar maiores definições em meados de setembro após duas semanas de propaganda dos candidatos no rádio e na TV.

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