Entenda o funcionamento da Comissão de Meio Ambiente — Rádio Senado
Senado

Entenda o funcionamento da Comissão de Meio Ambiente

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) trata de assuntos relacionados ao controle de poluição, conservação da natureza, defesa do solo, recursos hídricos, caça, pesca, fauna e recursos genéticos. Além de analisar projetos de lei sobre esses assuntos, a CMA também é responsável por sabatinar indicados a agências reguladoras, como a Agência Nacional de Águas (ANA). O colegiado é composto atualmente por 17 senadores titulares e 17 suplentes, e se reúne às terças-feiras, às 11h30.

24/09/2018, 19h22 - ATUALIZADO EM 02/10/2018, 15h55
Duração de áudio: 01:47
Comissão de Meio Ambiente (CMA) realiza reunião deliberativa com 16 itens na pauta. Entre eles, o PLS 67/2017, que institui normas gerais para a revitalização da bacia hidrográfica do rio Parnaíba. 

Bancada: 
senador Acir Gurgacz (PDT-RO); 
senador Airton Sandoval (MDB-SP); 
senador Benedito de Lira (PP-AL); 
senador Cristovam Buarque (PPS-DF); 
senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA); 
senador Jorge Viana (PT-AC); 
senador José Medeiros (Pode-MT); 
senador Paulo Rocha (PT-PA); 
senador Rodrigues Palma (PR-MT); 
senador Valdir Raupp (MDB-RO); 
senadora Regina Sousa (PT-PI).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado

Transcrição
LOC:. A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE TRATA DE ASSUNTOS COMO O CONTROLE DE POLUIÇÃO, RECURSOS HÍDRICOS E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA. LOC:. ELA CONTA ATUALMENTE COM 17 SENADORES TITULARES E 17 SUPLENTES. REPÓRTER ADRIAN ALENCAR. TÉC: A Comissão de Meio Ambiente trata de assuntos relacionados à proteção do meio ambiente como um todo. Ao longo do ano a comissão realizou diversas audiências públicas para tratar de assuntos como a situação ambiental dos assentamentos rurais no Brasil e discutir a expansão da oferta de energia elétrica no país. A CMA é composta atualmente por 17 senadores titulares e 17 suplentes e tem reuniões marcadas sempre às terças-feiras às 11 e meia da manhã. O diretor da Secretaria de Comissões do Senado, Dirceu Vieira Machado, explica quais as principais atribuições da Comissão de Meio Ambiente. (Dirceu) Dentre as suas atribuições é: controle de poluição, conservação da natureza, defesa do solo, recursos hídricos, genéticos caça, pesca, fauna e recursos hídricos. Toda a política nacional de meio ambiente, preservação, conservação e manejo das florestas e como de todos os biomas. (Repórter) Além de analisar e votar projetos de lei sobre esses assuntos, a Comissão de Meio Ambiente também é responsável por sabatinar indicados a algumas agências reguladoras, como lembra o diretor da Secretaria de Comissões, Dirceu Vieira Machado. (Dirceu) E uma outra questão extremamente importante é sabatinar os indicados para as agências reguladoras ligadas ao meio ambiente com um maior destaque para a Agência Nacional de Águas, a ANA. (Repórter) Desde 2017 a CMA trata de assuntos apenas relacionados ao meio ambiente, sendo desvinculada das competências de Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle. Com supervisão de Tiago Medeiros, da Rádio Senado, Adrian Alencar.

Ao vivo
00:0000:00