Entenda como funciona a Comissão de Direitos Humanos do Senado — Rádio Senado
Comissões

Entenda como funciona a Comissão de Direitos Humanos do Senado

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) trata de proposições relacionadas à garantia e promoção dos direitos humanos; direitos da mulher; proteção à família, às pessoas com deficiência, aos idosos, negros, entre outros assuntos. Atualmente, 4 subcomissões estão em funcionamento dentro da CDH.

20/09/2018, 18h26 - ATUALIZADO EM 20/09/2018, 18h48
Duração de áudio: 01:44
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência para tratar sobre a reforma da Previdência, com foco na ameaça aos direitos dos brasileiros.

Mesa:
juiz federal, vice-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Newton Pereira Ramos Neto;
representante do Portal dos Aposentados, Rita Siqueira;
presidente da Federação dos Aposentados Pensionistas e Idosos do Distrito Federal e Entorno (FAP/DF), João Pimenta;
vice-presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS);
auditor fiscal do trabalho e representante do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Rogério Silva;
assessor especial da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Paulo Penteado Teixeira Junior.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado

Transcrição
LOC:. A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO ANALISA PROJETOS SOBRE DIREITOS DA MULHER, PROTEÇÃO À FAMÍLIA, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSOS, NEGROS, ENTRE OUTROS ASSUNTOS. LOC:. O COLEGIADO PROMOVEU 49 AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018. REPÓRTER ADRIAN ALENCAR. TÉC: A Comissão de Direitos Humanos trata de proposições relacionadas à garantia e promoção dos direitos humanos; direitos da mulher; proteção à família, às pessoas com deficiência, aos idosos, negros, entre outros assuntos. As reuniões da comissão acontecem às quartas-feiras às 11 e meia da manhã. Ao todo, foram 49 audiências públicas realizadas no primeiro semestre de 2018. O secretário-adjunto da Comissão de Direitos Humanos, Christiano Emery explicou que há espaço para debates de importantes assuntos na comissão, visando sempre o bem-estar da população brasileira. (Christiano) Ela tem uma fundamental importância em debates como por exemplo a Lei Maria da Penha, o dia de política nacional em busca de pessoas desaparecidas, o cadastro nacional de pessoas desaparecidas e outras leis de caráter de direitos humanos. (Repórter) Christiano ressalta ainda que a CDH vem trabalhando de forma empenhada para ouvir a população e aprovar projetos de interesse da sociedade. (Christiano) Teve de fevereiro pra cá, foram 95 reuniões, das quais 84 da reunião principal e 11 reuniões da Subcomissão de Direitos Humanos do Estatuto do Trabalho. (Repórter) A Comissão de Direitos Humanos é composta por 19 senadores titulares e 19 suplentes e possui atualmente quatro subcomissões especiais em funcionamento. Entre elas estão: Subcomissão Temporária do Estatuto do Trabalho e a Subcomissão dos Direitos Humanos na Intervenção Federal. Com supervisão de Tiago Medeiros, da Rádio Senado, Adrian Alencar.

Ao vivo
00:0000:00