Educação

Enquete que vai definir nova data do Enem termina nesta terça-feira

02:40Enquete que vai definir nova data do Enem termina nesta terça-feira

Transcrição LOC: ENQUETE QUE VAI DEFINIR NOVA DATA DO ENEM TERMINA NESTA TERÇA-FEIRA LOC: INEP OFERECEU TRÊS OPÇÕES PARA AS PROVAS DA EDIÇÃO DE 2020. OS INTERESSADOS DEVEM ACESSAR A PÁGINA DO PARTICIPANTE PARA VOTAR. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER PEDRO PINCER: (Repórter) Termina nesta terça-feira o prazo para votação da nova data para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. As provas foram adiadas devido à pandemia da covid-19. São três opções de datas: a versão impressa pode ser realizada em 6 e 13 de dezembro de 2020, 10 e 17 de janeiro e 2 e 9 de maio de 2021. As três datas para o Enem digital são no ano que vem: 10 e 17 de janeiro, 24 e 31 de janeiro e 16 e 23 de maio. Os inscritos que desejarem votar em uma das sugestões deverão acessar a Página do Participante, fazer o login, com CPF e senha, clicar em Enquete, escolher uma das alternativas e, finalmente, clicar em enviar. Finalizado o processo, a contribuição será computada. A edição 2020 do Enem tem 5, 8 milhões de inscritos. Segundo o Inep, o total marca um aumento de 13,5% em relação ao ano passado. O Instituto credita a ampliação dos participantes a fatores como a modalidade digital, extensão do período de pagamento e gratuidade automática. A modalidade sem custo foi utilizada por 83% dos inscritos. A senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, se mostra preocupada com uma possível disparidade na preparação dos alunos das redes pública e privada. (Eliziane Gama) 90% de todos os alunos vêm da rede pública e o IBGE diz que 46 milhões de brasileiros, hoje, não têm acesso à internet. Esse período de pandemia fez com que todo o processo escolar do Brasil, houvesse aí uma interrupção por pelo menos três ou quatro meses, ou seja, esses alunos que não tem acesso à internet, eles também não estão tendo acesso a esse aprendizado, portanto estão numa situação de defasagem (Repórter) O senador Weverton, do PDT do Maranhão, compartilha da preocupação da colega de bancada. (Weverton) Vários estudantes, milhares estão prejudicados por conta da quarentena e do isolamento e a suspensão das aulas no Brasil afora, e muitos estudantes em casa não tem a mesma estrutura que uma escola pode oferecer para que ele possa participar do Enem com as condições (Repórter) O Inep alerta que as informações a respeito do Enem 2020 podem ser acompanhadas nos portais do Ministério da Educação e nas redes sociais oficiais dos dois órgãos do governo federal. Dúvidas relativas ao processo de inscrição podem ser tiradas pelo Fale Conosco, por meio do autoatendimento online ou do 0800 616161.

Termina nesta terça-feira (30) o prazo para votação da nova data para o Exame Nacional do Ensino Médio. As provas foram adiadas devido à pandemia da covid-19. A enquete, disponível somente aos inscritos pela Página do Participante, apresenta três opções de datas: a versão impressa pode ser realizada em 6 e 13 de dezembro de 2020, 10 e 17 de janeiro e 2 e 9 de maio de 2021. As três datas para o  Enem digital são no ano que vem: 10 e 17 de janeiro, 24 e 31 de janeiro e 16 e 23 de maio. A reportagem é de Pedro Pincer, da Rádio Senado. 

TÓPICOS:
Cidadania  covid-19  Educação  Enem  Ensino Médio  IBGE  Internet  Maranhão  Ministério da Educação  pandemia  Pandemia da covid-19  PDT  Rede  Redes Sociais  Senadora Eliziane Gama 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo