Embaixador Everton Oliveira deve comandar missão em Buenos Aires — Rádio Senado

Embaixador Everton Oliveira deve comandar missão em Buenos Aires

LOC: O EMBAIXADOR EVERTON VIEIRA VARGAS DEVE SER O PRÓXIMO A COMANDAR A MISSÃO DIPLOMÁTICA DO BRASIL, EM BUENOS AIRES.

LOC: A INDICAÇÃO FOI APROVADA NESTA QUINTA-FEIRA NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES, E SEGUE AGORA PARA O PLENÁRIO DO SENADO. AS INFORMAÇÕES COM A REPORTER NARA FERREIRA:
 
(Repórter) O embaixador Everton Vieira Vargas destacou que a Argentina é o principal sócio comercial e parceiro político do Brasil na América Latina e Caribe. Segundo ele, nenhum outro país tem uma integração tão íntima e interesses tão complexos com o Brasil quanto aquele vizinho do Cone Sul. E que a aliança entre os dois países é essencial para o fortalecimento do Mercosul e para os objetivos estratégicos. A fronteira comum tem mais de mil 200 quilômetros de extensão, e a Argentina, com 41 milhões de habitantes, é o terceiro parceiro comercial do Brasil, atrás da China e dos Estados Unidos. Segundo o embaixador, a corrente de comércio entre Brasil e Argentina, de 34,4 bilhões de dólares hoje, cresceu cinco vezes em volume nos últimos dez anos. O Brasil é o principal destino das exportações argentinas, e a principal origem das suas importações: 91 por cento são produtos manufaturados, e metade do setor automotivo - mas a participação no comércio argentino vem caindo desde 2009. Segundo o embaixador Everton Vieira Vargas, em 2012 as importações totais da argentina caíram 7%, mas as importações procedentes do Brasil diminuíram em 20 por cento.
 
(Embaixador)O Equilíbrio comercial deve ser buscado na ampliação do intercambio. o aprofundamento da integração bilateral e fortalecimento dos vínculos econômicos e comerciais devem compor uma estratégia comum para enfrentar os desafios da economia mundial. 

(Repórter) O senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, presidente da Comissão de Relações Exteriores, disse haver uma grande preocupação com a queda no comércio entre os dois parceiros do Mercosul.

(Ricardo Ferraço) No momento em que as exportações brasileiras caiam as dos outros principais países fornecedores da argentina cresciam, e em ritmo intenso...o superávit que no caso do Brasil teve forte contração, aumentou 52 por cento para Alemanha e 29 por cento para os Estados Unidos e 14 por cento para a China...há um evidente desvio nas relações comerciais entre o Brasil e Argentina quando comparado com outros países.

(Repórter) Os senadores também aprovaram a indicação do embaixador Lúcio Pires de Amorim, para Belize. Os nomes seguem agora para votação no Plenário do Senado.
21/03/2013, 01h47 - ATUALIZADO EM 21/03/2013, 01h47
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00