Embaixador da Ucrânia acredita que plebiscito foi uma farsa — Rádio Senado

Embaixador da Ucrânia acredita que plebiscito foi uma farsa

LOC: PARA O EMBAIXADOR DA UCRÂNIA NO BRASIL, O PLEBISCITO PARA ANEXAÇÃO DA CRIMEIA PELA RÚSSIA FOI UMA FARSA.

LOC: ROSTYLAV TRONENKO ESTEVE NESTA QUINTA-FEIRA NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES. ELE DISSE QUE AS RELAÇÕES BILATERAIS COM O BRASIL NÃO SERÃO AFETADAS E PEDIU A AJUDA BRASILEIRA.

TÉC: O embaixador Rostyslav Tronenko afirmou que a Ucrânia nunca aceitará a anexação da Crimeia pela Rússia. Segundo ele, o plebiscito ocorreu sem observadores internacionais e sob presença de tropas militares russas.

Rostyslav Tronenko:Esta farsa é carente de legitimidade política e foi conduzida em violação das leis fundamentais internacionais. Sem dizer que a Constituição da Ucrânia não permite a unidade administrativa territorial como é a República da Crimeia realizar os referendos dessa escala.

Repórter: O embaixador ucraniano disse que só o parlamento do país poderia ter proposto o plebiscito. Caso isso tivesse acontecido e, depois de cumpridas as formalidades para constituição de um governo independente, aí sim, segundo ele, poderiam deliberar sobre sua anexação à Federação Russa. O senador Ricardo Ferraço, presidente da Comissão de Relações Exteriores, lembrou que existem comunidades ucranianas em estados brasileiros e que a relação entre os dois países é estratégica para o Brasil.

Ricardo Ferraço: Temos importantes cooperações técnicas com a Ucrânia. Vale aqui destacar alguns desses mais importantes projetos, como é o caso da construção do centro de lançamento de Alcântara, no estado do Maranhão com previsão para lançamento do foguete Ciclone 4.

Repórter: Antes de encerrar a apresentação, o embaixador pediu o apoio do Brasil para a causa ucraniana, assim como já fizeram outros países latino-americanos.
27/03/2014, 01h51 - ATUALIZADO EM 27/03/2014, 01h51
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00