Doações para projetos de pesquisa científica poderão ser deduzidas do IR — Rádio Senado

Doações para projetos de pesquisa científica poderão ser deduzidas do IR

LOC: O CONTRIBUINTE PODERÁ DEDUZIR DO IMPOSTO DE RENDA AS DOAÇÕES PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA.  

LOC: É O QUE PREVÊ UMA PROPOSTA APROVADA NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: O relator da proposta na Comissão de Ciência e Tecnologia, senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, lembrou que a atual legislação já permite que as empresas deduzam do imposto de renda as doações para projetos de pesquisas científicas. Por isso, ele defendeu que o abatimento seja estendido para os demais contribuintes. 

(Flexa Ribeiro) então vai permitir que as pessoas físicas também possam fazer doações para incentivar a pesquisa inovação ciência e tecnologia, abatendo essas deduções na base de calculo do seu imposto de renda

(Repórter) O projeto de autoria do senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, estabelece que para ter direito ao benefício, as doações precisam ser feitas a projetos executados por instituições públicas ou instituições privadas sem fins lucrativos, reconhecidas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Após passar na CCT, a matéria segue agora para exame da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Na mesma reunião, os senadores também aprovaram o projeto que cria um sistema de prevenção a desastres climáticos. Pela proposta, as emissoras de rádio e televisão comerciais, públicas e comunitárias e as operadoras de celular ficam obrigadas a divulgar a possibilidade de ocorrência de desastres como deslizamentos, enchentes e outras condições climáticas que podem colocar a população em risco. A matéria, que foi alterada na comissão, precisa passar por mais um turno de votações antes de seguir para a Câmara dos Deputados.
02/07/2013, 01h13 - ATUALIZADO EM 02/07/2013, 01h13
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00