Dias Toffoli descarta qualquer possibilidade de fraude na urna eletrônica — Rádio Senado

Dias Toffoli descarta qualquer possibilidade de fraude na urna eletrônica

LOC: EM ENTREVISTA EXCLUSIVA À RÁDIO SENADO, O PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL DESCARTA QUALQUER POSSIBILIDADE DE FRAUDE NA URNA ELETRÔNICA. 

LOC: O MINISTRO DIAS TOFFOLI ADIANTOU QUE O VOTO EM TRÂNSITO, HOJE RESTRITO A PRESIDENTE DA REPÚBLICA, DEVERÁ SER AMPLIADO PARA OS DEMAIS CARGOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN COM A COLABORAÇÃO DE PAULA GROBA.  

(Repórter) Nessas eleições, serão 532 mil urnas eletrônicas que permitirão que os eleitores escolham os seus candidatos a presidente da República, governador, senador, além de deputados federal, estadual e distrital. O brasileiro a partir de 16 anos e com título válido poderá ainda votar em branco ou anular o voto. Ao lembrar que a urna eletrônica é elogiada em todo o mundo, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli, negou qualquer possibilidade de fraude ao citar que a biometria, que está disponível em 3 estados e no Distrito Federal para 24 milhões de pessoas, identifica o eleitor pela impressão digital. 

(Dias Toffoli) 100% seguro. Os eleitores podem ter certeza de que o voto dado será o voto que será contabilizado. E também teremos agora uma ampla atuação da identificação biométrica já com 23 milhões de brasileiros cadastrados, ou seja, o voto só pode ser dado uma única vez pelos eleitores porque estarão sendo identificados biometricamente.  

(Repórter) Segundo o TSE, 84 mil eleitores vão pela primeira vez votar em trânsito para presidente da República, ou seja, mesmo fora do seu domicílio, se inscreveram para participar das eleições na cidade onde estarão no primeiro e segundo turno. O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, antecipou que nas próximas eleições essa modalidade de voto será estendida para outros cargos. 

(Dias Toffoli) Estamos aprimorando o nosso sistema da urna eletrônica. Neste ano, teremos voto em trânsito apenas para presidente da República. Futuramente, procuraremos incrementar isso para que outros cargos possam ter a possibilidade do voto em trânsito. 

(Repórter) De acordo com a justiça eleitoral, o Sudeste é a região com o maior número de eleitores com 62 milhões, seguido do Nordeste com 38 milhões, Sul com 21 milhões, Norte com 10 milhões e 800 mil e Centro Oeste com 10 milhões e 200 mil. O maior colégio eleitoral é São Paulo com 32 milhões de votos e o menor é Roraima com quase 300 mil. Apesar de pesquisas revelarem a descrença dos eleitores com a política, o presidente do TSE, Dias Toffoli, fez um apelo para que compareçam às urnas neste domingo. 

(Dias Toffoli) O eleitor neste domingo decidirá aqueles vão representá-lo, fazer as leis do nosso País e governar os Estados e o País como um todo. É muito importante que o eleitor tenha a consciência de que esse é o momento não de deixar de decidir, mas sim de escolher aquele que livremente possa fazer o melhor para todo o País. 

(Repórter) No pleito de domingo, 55% dos eleitores são do sexo feminino. 30% do eleitorado têm ensino fundamental incompleto e 29% concluíram o Ensino Médio. 25% estão na faixa etária entre 25 e 34 anos e 24% têm entre 45 e 59 anos. 354 mil brasileiros que moram no exterior podem votar para o cargo de presidente da República. Os Estados Unidos concentram o maior colégio eleitoral fora do Brasil com destaque para a cidade de Miami, na Flórida, seguidos do Japão, Portugal, Itália e Alemanha.
03/10/2014, 07h23 - ATUALIZADO EM 03/10/2014, 07h23
Duração de áudio: 03:29
Ao vivo
00:0000:00