Jovens

Dia Nacional da Juventude: projetos buscam emprego, educação e saúde

02:00Dia Nacional da Juventude: projetos buscam emprego, educação e saúde

Transcrição LOC: DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE É COMEMORADO NESTA QUARTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO. A DATA FOI CRIADA PELA ASSEMBLEIA GERAL DA ONU EM 1999. LOC: NO SENADO, HÁ VÁRIAS INICIATIVAS E PROJETOS DE LEI EM ANÁLISE QUE PRETENDEM GARANTIR EDUCAÇÃO, SAÚDE, EMPREGO E RENDA PARA ESSA PARCELA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: Cerca de 51 milhões de brasileiros estão na faixa etária reconhecida por lei como juventude, entre 15 e 29 anos, segundo dados do IBGE. Aprovada pelo Congresso Nacional em abril do ano passado, a criação da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas da Juventude tem o objetivo de garantir os direitos dessa camada da população, como explica o presidente do grupo, senador Irajá, do PSD do Tocantins. (IRAJÁ) Essa frente parlamentar tem o papel de acompanhar de perto e de apoiar essa construção, focando todos os esforços na busca de soluções e de caminhos para que as políticas públicas de juventude alcancem o resultado desejado. Dessa forma, é essencial a geração de emprego, renda e a profissionalização dos jovens são elementos imprescindíveis para nós contermos as mazelas sociais do País. Rep: Para o Senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, que foi relator do Estatuto da Juventude, é necessário lembrar que os jovens são os responsáveis pelo futuro do país. (PAIM) É preciso investir na nossa juventude, apostar no Brasil do futuro. Vida longa à juventude brasileira, sem ela nós não somos nada. Rep: O Estatuto foi aprovado em 2013 para reconhecer o jovem como sujeito de direitos universais, promover o bem-estar, o desenvolvimento integral e o respeito à diversidade individual. Depois dele, outros projetos de lei foram apresentados para beneficiar diretamente esse segmento da população, como o que assegura acesso à internet para estudantes de baixa renda participarem de ensino à distância e o que destina a adolescentes órfãos 5% das vagas gratuitas em cursos e programas de educação profissional oferecido pelos serviços sociais de aprendizagem do “Sistema S”. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Nesta quarta-feira (12) é comemorado o Dia Nacional da Juventude, parcela da população com idade entre 15 e 29 anos e que representa cerca de 51 milhões de brasileiros, segundo dados do IBGE. No Congresso Nacional, uma frente parlamentar foi criada no ano passado com o objetivo de garantir a efetividade de políticas públicas direcionadas à promoção do emprego, à educação e à saúde dos jovens. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

PL 12.852/2013  

PL 3.462/2020  

PL 2.528/2020

TÓPICOS:
Adolescentes  Congresso Nacional  Desenvolvimento  Educação  Emprego  Estatuto da Juventude  IBGE  Internet  ONU  PSD  PT  Rio Grande do Sul  Saúde  Senador Irajá  Senador Paulo Paim  Tocantins 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo