22 de setembro

Dia Mundial sem Carro vai ser comemorado neste sábado

02:48Dia Mundial sem Carro vai ser comemorado neste sábado

Transcrição LOC: O DIA MUNDIAL SEM CARRO É COMEMORADO NESTE SÁBADO, DIA 22 DE SETEMBRO. LOC: A DATA INTERNACIONAL BUSCA ESTIMULAR A REFLEXÃO SOBRE O USO EXCESSIVO DO AUTOMÓVEL. PARA MELHORAR A MOBILIDADE NAS CIDADES, O SENADO ANALISA E JÁ VOTOU UMA SÉRIE DE PROJETOS QUE INCENTIVAM O TRANSPORTE COLETIVO OU O USO DE BICICLETAS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. TÉC: O Dia Mundial sem Carro é comemorado neste sábado, 22 de setembro. A data internacional busca estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e propor às pessoas que reduzam a dependência dos carros e motos. Também serve de alerta para as consequências negativas do crescimento da frota e da lentidão no trânsito, como a poluição, a perda de tempo e o estresse de motoristas e passageiros. O senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, lamentou que a cidade de Recife tenha o pior trânsito do País no horário de pico. Um estudo feito por um aplicativo de transporte urbano revela que os percursos na capital pernambucana levam em média 86 por cento mais tempo do que em horários de tráfego livre. (Fernando Bezerra). “Nesse quadro preocupante da mobilidade urbana da capital do estado de Pernambuco, toda a população sofre e paga um preço alto, seja o trabalhador, o estudante, a dona de casa, o empresário. A rotina de trabalho torna-se mais cansativa com o tempo ocioso gasto em congestionamentos.” (Repórter) Para melhorar a mobilidade nas cidades, o Senado analisa e já votou uma série de projetos que buscam melhorar o trânsito e incentivar o transporte coletivo e alternativo. Entre eles, o Programa Bicicleta Brasil, já aprovado pelo Congresso Nacional, que vai destinar parte dos recursos arrecadados com as multas para estimular o uso das bicicletas, como explicou o relator da proposta na Comissão de Assuntos Econômicos, senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas. (Eduardo Braga) “Apoiar Estados e Municípios na construção de infraestrutura cicloviária; promover a integração da bicicleta ao transporte coletivo; divulgar os benefícios da bicicleta como meio de transporte; implantar políticas de educação para o trânsito que promovam a boa convivência das bicicletas com os demais veículos; estimular a implantação de rotas intermunicipais seguras para o deslocamento cicloviário. (Repórter) O Senado também aprovou neste ano uma proposta já sancionada pela Presidência da República que amplia o prazo para que os municípios concluam seus planos de mobilidade urbana. O planejamento deve prever a construção de ciclovias, a criação de pedágios urbanos e de faixas exclusivas para os ônibus e a unificação de tarifas, além da integração entre os terminais e pontos de ônibus, metrôs e trens. Da Rádio Senado, George Cardim.

O Dia Mundial Sem Carro é comemorado neste sábado, dia 22 de setembro. A data internacional busca estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e propor às pessoas que reduzam a dependência dos carros e motos. Para melhorar a mobilidade nas cidades, o Senado já votou uma série de projetos que buscam melhorar o trânsito e incentivar o transporte coletivo e alternativo, como o Programa Bicicleta Brasil (PLC 83/2017).

TÓPICOS:
22 de setembro  Comissão de Assuntos Econômicos  Congresso Nacional  Dia Mundial Sem Carro  Educação  Estados  Meio Ambiente  Mobilidade Urbana  Municípios  Senador Eduardo Braga  Senador Fernando Bezerra Coelho  Trabalho  Trânsito 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11