Dia do Médico: pandemia reforçou valor da profissão — Rádio Senado
Profissão

Dia do Médico: pandemia reforçou valor da profissão

Brasileiros celebram a importância dos profissionais de medicina com homenagem no dia 18 de outubro. A data é comemorada no Dia de São Lucas, considerado santo protetor dos médicos. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

14/10/2020, 18h38 - ATUALIZADO EM 14/10/2020, 18h39
Duração de áudio: 03:13
Paciente recebendo alta em hospital referência contra covid-19. A paciente está cercada de profissionais da saúde como médicos e enfermeiros.
Secom / PE

Transcrição
LOC: EM 18 DE OUTUBRO É COMEMORADO O DIA DO MÉDICO, UM DOS PROFISSIONAIS MAIS IMPORTANTES DA SOCIEDADE MODERNA. LOC: DATA FOI ESCOLHIDA POR CAUSA DO DIA DE SÃO LUCAS, SANTO PADROEIRO DA MEDICINA. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: Eu prometo solenemente dedicar a minha vida ao serviço da humanidade. A saúde e o bem-estar do meu paciente serão a primeira consideração. Eu manterei o maior respeito pela vida humana. Eu respeitarei os segredos que me são confiados. Eu promoverei minha profissão com consciência e dignidade e de acordo com a boa prática médica. Rep: Depois de fazer esse juramento, o médico fica responsável pela preservação da saúde da população, pelo incentivo à vida saudável e pelo diagnóstico e tratamento de doenças. Uma das profissões mais importantes da sociedade moderna é homenageada no dia 18 de outubro. E o surto do coronavírus fez o mundo relembrar o valor dessa categoria, que coloca o bem-estar do paciente acima da própria vida, como destaca o senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia. (CONFÚCIO) Eu sou médico de formação. A pessoa se distancia da família se colocando à disposição nessa fronteira de guerra. Não vou sair, estarei aqui ao lado dos doentes, me colocando à disposição muitas vezes com risco de morte, mas nada diminuiu a força dos profissionais de saúde brasileiros. Rep: Já o médico e senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, afirma que os resultados da pandemia, em número de vítimas e mortes, teriam sido muito piores sem o compromisso dos profissionais de saúde pela proteção da vida. (HUMBERTO) o papel dos profissionais de saúde foi extremamente importante para que nós pudéssemos, não somente minimizar a gravidade dos casos que chegaram já para o tratamento, mas também de podermos passar as orientações adequadas para que as pessoas, as famílias, pudessem tomar os cuidados necessários para evitar uma ampliação da contaminação. Rep: E Otto Alencar, do PSD da Bahia, que também é médico há 50 anos, defende o trabalho dedicado da categoria. (OTTO) O médico é antes de tudo um ser humano que deve ser dedicar de corpo e alma na luta para recuperar a saúde, para salvar vidas sem a ideia da contrapartida, seja ela qual for. Talvez a arma do médico é agir com sentimento humanitário e o coração caridoso, bondoso, solidário, para ajudar as pessoas que precisam. Rep: Bélgica, Espanha, Inglaterra, Itália, Polônia e Portugal também celebram o profissional de medicina na mesma data, 18 de outubro. Nos outros países da América Latina, a celebração é em 3 de dezembro, em homenagem ao Doutor Carlos Finlay, pela indicação do mosquito Aedes Aegypti como responsável pela propagação da febre amarela. Na Índia, é no dia 10 de julho, por causa do médico Bidhan Chandra Roy, fundador de cinco cidades. Já nos Estados Unidos, a comemoração é em 30 de março, devido à primeira anestesia dada em um paciente, em 1942. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Ao vivo
00:0000:00