Dia da Aviação de Segurança Pública é comemorado no Senado — Rádio Senado
Sessão especial

Dia da Aviação de Segurança Pública é comemorado no Senado

O Senado realizou uma sessão Especial nesta sexta-feira (28) em homenagem ao Dia Nacional da Aviação de Segurança Pública do Brasil. Para o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), um dos autores do requerimento, esses profissionais realizam um trabalho de excelência. Ele também destacou a atuação da aviação de segurança durante os resgates em Brumadinho (MG). A reportagem é de Marcella Cunha

28/06/2019, 18h40 - ATUALIZADO EM 28/06/2019, 18h40
Duração de áudio: 02:22
O Dia Nacional da Aviação de Segurança Pública do Brasil é comemorado dia 29 de junho em sessão especial no Plenário do Senado Federal.

O pedido da homenagem é do senador Izalci Lucas (PSDB-DF). “A aviação de segurança pública e de defesa civil no Brasil deixou de ser uma novidade ou um privilégio e passou a ser uma realidade, cruzando os céus heroicamente, atuando em desastres, salvando vidas e protegendo o cidadão, distintamente demonstrado este ano nas operações de resgate em Brumadinho, Minas Gerais”, justificou Izalci.

O sistema aéreo de defesa tem três décadas de existência, englobando diversos órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, polícias militares e civis, corpos de bombeiros militares e órgãos correlatos como a Receita Federal, Ibama e Detran-DF.

Será realizada uma exposição das aeronaves de segurança pública no gramado em frente ao Congresso Nacional. 

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
Leopoldo Silva/ Agência Senado

Transcrição
LOC: UMA SESSÃO ESPECIAL COMEMOROU O DIA NACIONAL DA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO BRASIL NO PLENÁRIO DO SENADO. LOC: OS RESGATES EM BRUMADINHO FORAM DESTACADOS DURANTE A SOLENIDADE. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA (Repórter) O senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, um dos autores do requerimento para a realização da sessão especial, afirmou que a aviação de segurança pública e defesa civil realiza um trabalho de excelência. (Izalci) A aviação de segurança pública e defesa civil no Brasil deixou de ser uma novidade ou um privilégio e passou a ser uma realidade. Cruzando os céus heroicamente, atuando em desastres, salvando vidas e protegendo o cidadão. Trabalho esse distintamente demonstrado este ano nas operações de Resgate em Brumadinho, Minas Gerais. (Repórter) O representante do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Jhair Rodrigues, também destacou o papel da aviação nos resgates da tragédia de Brumadinho. (Jhair Rodrigues) Mesmo sendo um operador de segurança pública de terra, eu sempre soube reconhecer e valorizar essa ferramenta que eu digo que é essencial nos piores momentos que nós possamos vivenciar. Que no momento oportuno nos da acessibilidade e agilidade necessária para salvar vidas. (Repórter) O sistema aéreo de defesa integra diversos órgãos da Administração pública federal, estadual e municipal, como a Polícia Federal, as polícias militares e civis e corpos de bombeiros militares. E aqueles que não fazem parte do escopo da Segurança Pública também atuam na defesa aérea, como explicou o auditor-fiscal de Operações Aéreas da Receita Federal, Ricardo La Cava. (Ricardo La Cava) Nesse papel da aduana, é nossa missão controlar todas as mercadorias que entram e saem do território nacional. A Receita Federal hoje tem esses números de apreensões na casa dos bilhões de reais, em especial cigarros, drogas. Grande parte desse trabalho é apoiado pelos nossos helicópteros, pela nossa aviação. Esses helicópteros também são usados em missões subsidiárias, algumas vezes transportamos órgãos, transportamos alguns corações. (Repórter) Além da Receita Federal, o Ibama e os Detrans possuem frota aérea para apoiar seus trabalhos. A primeira força pública de aviação no Brasil foi criada no início do século 20, em São Paulo. Hoje, Brasília tem a maior frota, com 37 aeronaves, seguida por São Paulo, com 33 e Minas Gerais com 28.

Ao vivo
00:0000:00