56ª Legislatura

Deputados tomam posse e 244 estreiam na Câmara

02:05Deputados tomam posse e 244 estreiam na Câmara

Transcrição LOC: 513 DEPUTADOS TOMARAM POSSE NA MANHÃ DESTA SEXTA-FEIRA PARA UM MANDATO DE 4 ANOS. LOC: A NOVA CÂMARA TEM A MAIOR RENOVAÇÃO DESDE A REDEMOCRATIZAÇÃO, COM AUMENTO NO NÚMERO DE MULHERES, NEGROS E PARTIDOS. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) Os 513 deputados eleitos em outubro tomaram posse para um mandato de 4 anos. Na sessão solene no plenário Ulisses Guimarães, os parlamentares prometeram manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil. Com 244 novatos, a atual legislatura tem a maior renovação desde a redemocratização, com aumento no número de mulheres e negros. Com 27 anos, em seu primeiro mandato, o deputado Felipe Rigoni, do PSB do Espírito Santo, também é o primeiro deputado federal cego eleito e defende temas como o combate à corrupção, mais investimentos na educação e a modernização do governo. (Felipe Rigoni) “Uma pauta muito importante da inovação do governo. E sem inovação o governo não vai conseguir governar para todos. Nós precisamos digitalizar o serviço público, desburocratizar o governo e mudar muitas leis que estão travando obras e políticas públicas de serem realizadas” (Repórter) Estreante na política, a empresária Paula Belmonte, de 45 anos, deputada pelo PPS do Distrito Federal, disse que está comprometida em debater e votar projetos de interesse da população. (Paula Belmonte) “É lógico que nós vamos ter discussões acaloradas, mas eu acredito que hoje, com estas crises todas que nós passamos houve um amadurecimento do cidadão e do político, porque as urnas mostraram isso. Com isso, eu acredito que as pautas do bem comum, do desenvolvimento do país, coisas que são suprapartidárias, elas vão ter a união de todos” (Repórter) A nova composição da Câmara também conta com o maior número de partidos na história, com 30 legendas. NA PARTE DA TARDE, OS DEPUTADOS EMPOSSADOS DEVEM ELEGER O PRESIDENTE DA CAMÂRA, DOIS VICES-PRESIDENTES E QUATRO SECRETÁRIOS. OS INTEGRANTES DA MESA DIRETORA SÃO RESPONSÁNVEIS PELA CONDUÇÃO DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS E PELA ADMINISTRAÇÃO DA CASA.

Os 513 deputados eleitos em outubro prometeram cumprir a Constituição e tomaram posse para um mandato de 4 anos. Com 244 novatos, a atual legislatura tem a maior renovação desde a redemocratização, com aumento no número de mulheres e negros. A nova composição da Câmara também conta com o maior número de partidos na história, com 30 legendas.

TÓPICOS:
Constituição  Corrupção  Desenvolvimento  Distrito Federal  Educação  Espírito Santo  História  Investimentos  Partidos  Política  PPS  PSB  Redemocratização  Serviço Público  União 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo