Defesa do consumidor será tema de diversos projetos em votação nas comissões — Rádio Senado
Agenda das Comissões

Defesa do consumidor será tema de diversos projetos em votação nas comissões

Diversos projetos de interesse do consumidor estão na pauta das comissões permanentes do Senado. A Comissão de Transparência e Defesa do Consumidor (CTFC) pode decidir pelo reembolso, em até 7 dias, de passagens áreas não utilizadas, além da proibição da venda de aparelhos celulares com bloqueio para chips de outras operadoras (PLS 313/2013 e PLC 123/2011). Na pauta da Comissão de Infraestrutura (CI) está a separação da cobrança de água e esgoto (PLS 291/2013).

23/02/2018, 20h20 - ATUALIZADO EM 26/02/2018, 11h23
Duração de áudio: 02:27
Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) realiza reunião deliberativa com 22 itens. Na pauta, o PLS 457/2016, que prevê o uso de segurança privada no interior dos locais de eventos esportivos.

À mesa, vice-presidente da CTFC, senador Airton Sandoval (PMDB-SP).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: AS COMISSÕES DO SENADO VÃO ANALISAR NA PRÓXIMA SEMANA TEMAS IMPORTANTES PARA O CONSUMIDOR. ENTRE ELES, A PROIBIÇÃO DE BLOQUEIO DE CELULAR POR OPERADORA E O PRAZO MÁXIMO DE SETE DIAS PARA REEMBOLSO DE BILHETES AÉREOS NÃO UTILIZADOS. LOC: TAMBÉM ESTÃO NA PAUTA O CARTÃO MATERIAL ESCOLAR E A COBRANÇA SEPARADA DE ÁGUA E ESGOTO. REPÓRTER MARCELLA CUNHA. (Repórter) A Comissão de Infraestrutura analisa na terça-feira uma proposta que institui uma multa paga por empresas concessionárias de energia elétrica aos usuários em caso de interrupção no fornecimento. A comissão pode decidir ainda pela cobrança separada dos serviços de abastecimento de água e esgoto. O objetivo é estimular o investimento na expansão e qualidade das redes de coleta e nos sistemas de tratamento. Na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos também estão os serviços prestados pelas concessionárias de serviços públicos: os que não tenham sido contratados pelo consumidor não poderão ser cobrados, assim como nos casos de suspensão do serviço a pedido do usuário. Na quarta-feira a Comissão de Transparência e Defesa do Consumidor pode discutir uma proposta que determina o reembolso, em até sete dias, de passagens áreas não utilizadas. A multa para a empresa que descumprir será de 100% sobre o valor devido ao passageiro. A Comissão deve debater, ainda, a proibição da venda de aparelhos celulares com bloqueio de chips de outras operadoras. (Medeiros) “O usuário de telefonia ele tem possibilidade de escolha e não ficar fidelizado para as empresa quando ele vai comprar um aparelho porque muitas vezes ele tem um aparelho mas ele não quer aparelho bloqueado e a esse projeto Visa justamente dar essa liberdade de escolha.” (Repórter) Já a Comissão de Constituição e Justiça deve analisar uma proposta que institui o Plano Nacional de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens. O objetivo é reduzir os índices de violência em um período de 10 anos, com medidas como diminuição da letalidade policial e aumento da resolução dos crimes. As metas são fruto do trabalho da CPI do Assassinato de Jovens presidida pela senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, que ressaltou a urgência da análise do tema. (Lidice) “É uma discussão indispensável no atual momento que o país vive, em que a questão da violência cada dia assume novos contornos. E agora mais ainda em que se agregou a esse pauta a questão da crise penitenciária.” (REP) Na pauta da Comissão de Assuntos Sociais está a criação do Cartão Material Escolar para beneficiários do Bolsa Família. Os recursos serão transferidos apenas para as famílias cadastradas no programa que tenham estudantes entre 4 e 17 anos matriculados em escolas públicas. Da Rádio Senado, Marcella Cunha

Ao vivo
00:0000:00