Debatedores pedem ajustes na reforma da Previdência — Rádio Senado
Audiência pública

Debatedores pedem ajustes na reforma da Previdência

Em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), convidados alertaram para o erro da aprovação em segundo da Reforma da Previdência sem mudanças. (PEC 06/2019). O senador Paulo Paim do (PT-RS) disse que a oposição tentará modificar as regras propostas antes do segundo turno previsto para o dia 22 de outubro.

 

Veja a íntegra da audiência pública aqui.

 

07/10/2019, 13h42 - ATUALIZADO EM 07/10/2019, 13h42
Duração de áudio: 01:40
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência pública interativa para tratar sobre "Previdência e Trabalho", com foco na reforma da previdência. Entre os convidados estão representantes da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco), do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) e da Sociedade Brasileira de Previdência Social (SBPS).

Mesa:
advogada especialista em Direito Previdenciário, Jane Lucia Wilhelm Berwanger;
consultor do Senado Federal, Luiz Alberto;
advogado, professor especialista em Direito Previdenciário e diretor do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Diego Monteiro Cherulli;
advogada, especialista em Direito Previdenciário, Cleci Maria Dartora;
presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS);
secretário-geral da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco), Luiz Gonçalves Bomtempo;
presidente da Sociedade Brasileira de Previdência Social (SBPS), José Pinto da Mota Filho.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: EM AUDIÊNCIA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS, DEBATEDORES PEDEM QUE SENADORES FAÇAM AJUSTES NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA. LOC: OPOSIÇÃO ESTÁ MOBILIZADA PARA TENTAR ALTERAR AS NOVAS REGRAS DE APOSENTADORIA ANTES DO SEGUNDO TURNO. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) Aprovada em primeiro turno pelo Plenário do Senado, a Reforma da Previdência aguarda o segundo turno. A especialista em Direito Previdenciário, Cleci Dartora, disse que as novas regras não garantem o direito de aposentadoria digna a todos os trabalhadores. (Cleci Dartora) É o mesmo que dar com uma mão a possibilidade de aposentadoria e retirar com a outra porque não tem idade. Então, senhoras e senhores, este é o momento de repensarmos no que está na Reforma da Previdência para que não continuemos a levar a tamanho prejuízo esse profissional. (Repórter) Para o professor de Direito Previdenciário, Diego Cherulli, o Plenário poderá cometer um erro ao aprovar a Reforma da Previdência sem mudanças. (Diego Cherulli) Não podemos agir na pressa, não podemos agir com erro, e o que estado está fazendo é um erro. A reforma é errada? Não. O texto está ruim? Não, nem tanto. Mas ainda temos muitos erros e não podemos permitir que esses erros perpetuem. (Repórter) O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, disse que a oposição ainda tentará modificar a proposta para minimizar os impactos da Reforma. (Paulo Paim) Como há uma negociação ampla de muita coisa que não é a Previdência, eu me preocupo. Pode negociar o que quiser aí, mas não use como instrumento de troca a Previdência. Eu quero mexer é na Previdência! Eu quero alterar no segundo turno aquilo que os senhores e senhoras aqui vão demonstrar que é muito grave. Traz um prejuízo enorme ao povo brasileiro. (Repórter) A votação em segundo turno da Reforma da Previdência está prevista para o dia 22 de outubro.

Ao vivo
00:0000:00