Davi acredita que governo federal vai centralizar vacinação contra covid-19 — Rádio Senado
Reunião com governadores

Davi acredita que governo federal vai centralizar vacinação contra covid-19

Em reunião com governadores, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), comentou que o governo federal deverá comprar e coordenar uma campanha de vacinação contra o novo coronavírus. Segundo ele, o compromisso é adquirir o primeiro imunizante liberado pela Anvisa. O senador Eduardo Braga (MDB-AM) defendeu critérios técnicos na aquisição e distribuição do medicamento para uma imunização de toda a sociedade. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, pediu que o Ministério da Saúde centralize toda a campanha para evitar uma disputa entre os estados. As informações são da repórter Hérica Christian, da Rádio Senado.

03/11/2020, 23h15 - ATUALIZADO EM 03/11/2020, 23h15
Duração de áudio: 02:18
Presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), recebe governadores para tratar sobre o Plano Nacional de Vacinação e o Plano Nacional de Imunização em decorrência da pandemia da Covid-19. A solicitação da audiência foi realizada pelo coordenador do Fórum dos Governadores do Brasil, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). 

Participam:
presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP);
governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; 
governador de Goiás, Ronaldo Caiado; 
governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; 
governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; 
governador do Piauí, Wellington Dias; 
vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto; 
vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia; 
deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ); 
ex-deputado federal Mauro Benevides.

Foto: Marcos Brandão/Senado Federal
Foto: Marcos Brandão/Agência Senado

Transcrição
LOC: PRESIDENTE DO SENADO ACREDITA EM ACORDO PARA VACINAÇÃO EM MASSA DA POPULAÇÃO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS. LOC: EM REUNIÃO, GOVERNADORES DEFENDEM A COMPRA DO PRIMEIRO IMUNIZANTE A SER LIBERADO PELA ANVISA. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN TÉC: O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, tem conversado com o presidente da República sobre a compra e distribuição da futura vacina contra o novo coronavírus. Em encontro com diversos governadores, Davi Alcolumbre comentou que o governo federal estaria comprometido em adquirir o primeiro imunizante devidamente liberado pela Anvisa. A vacina de um laboratório chinês desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan está em fase mais avançada. No mês passado, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi desautorizado pelo presidente Jair Bolsonaro após assinar um protocolo de intenção para a compra de 46 milhões de doses. O senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas, que teve coronavírus, fez um apelo por critérios técnicos e não políticos na aquisição e distribuição do medicamento. (Braga) Seja de onde for e de onde vier, a vacina autorizada pela Anvisa precisa ser aplicada em todos os brasileiros. Essa é uma doença traiçoeira e não podemos achar que vamos vencer com facilidade. Ela pega as pessoas de forma diferente, ela não manda recados. Ela tem uma progressão geométrica. Quem já teve sabe. REP: O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, defendeu que o Ministério da Saúde seja o responsável pela compra e pela vacinação da população contra o novo coronavírus, independentemente do medicamento escolhido. (Eduardo) Se não houver uma coordenação nacional e se os estados forem estimulados a disputarem entre eles a aquisição de vacinas, todos saem perdendo. Não será demais pensar que não venhamos a assistir, se não houver essa coordenação nacional, os episódios semelhantes aos da aquisição de respiradores, em que buscando sair na frente de outros estados, atravessadores, valores diferentes cobrados e até pagamento antecipado daquilo que não vai se receber. É muito importante que haja essa coordenação nacional. REP: Segundo o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o pedido de registro da vacina na Anvisa deverá ser feito até o final do ano após os testes de eficácia. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Ao vivo
00:0000:00