Dados sobre autismo serão coletados no próximo Censo Demográfico — Rádio Senado
Censo

Dados sobre autismo serão coletados no próximo Censo Demográfico

Dados sobre autismo serão coletados no próximo Censo Demográfico. A lei 13.861/2019, que obriga a inclusão dessas informações, foi sancionada em julho deste ano. O projeto de lei da deputada Carmen Zanotto (CIDADANIA-SC) foi aprovado em maio na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH). Segundo a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), relatora da proposta, esses dados vão ajudar na definição de políticas públicas para melhor atender as necessidades de pessoas com transtorno do espectro autista. Acompanhe a reportagem de Lívia Torres, da Rádio Senado.

21/10/2019, 19h41 - ATUALIZADO EM 22/10/2019, 10h21
Duração de áudio: 02:43
Especial Cidadania - Autismo

Adriana de Jesus Abreu é mãe de Camila e Elias, 6 e 8 anos, diagnosticados com espectro autista moderado.

ABRACI – DF (Associação Brasileira de Autismo, Comportamento e Intervenção)

Informações: É referência no apoio e atendimento a pessoas com autismo. Trata-se de uma entidade filantrópica, criada e dirigida por pais de autista, que atende atualmente 42 crianças e seus familiares.


Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado
Foto: Pillar Pedreiras/Agência Senado

Transcrição
LOC: O CENSO DEMOGRÁFICO DE 2020 VAI COLETAR INFORMAÇÕES SOBRE PESSOAS AUTISTAS. LOC: A LEI QUE OBRIGA A INCLUSÃO DESSES DADOS FOI APROVADA PELO SENADO E SANCIONADA EM JULHO PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA. A REPORTAGEM É DE LÍVIA TORRES: TÉC: A partir de agora, dados referentes a pessoas com autismo estarão presentes nas perguntas feitas aos cidadãos nos censos demográficos. A lei que determina essa inclusão foi sancionada em julho. O projeto que resultou na lei foi apresentado pela deputada Carmen Zanotto do Cidadania de Santa Catarina. A proposta nasceu com a intenção de mapear com maior precisão o número de pessoas com transtorno do espectro autista e os locais com maior concentração de autistas. Com esses dados, vai ser mais fácil conduzir as políticas públicas para promover inclusão e ações para melhorar a qualidade de vida desses indivíduos. Quem está dentro do espectro autista apresenta modificações na maneira de se comunicar, na interação social e também no comportamento. Em maio deste ano, o projeto foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos do Senado. A senadora Mara Gabrilli do PSDB de São Paulo, relatora da proposta, reforçou a importância de dados oficiais para amparar essas pessoas: (Mara) “A experiência dos últimos 20 anos tem demonstrado o quanto é compensador para a sociedade como um todo o reconhecimento das pessoas com deficiência como cidadãos com pleno acesso ao gozo de seus direitos civis e constitucionais. Esse é o mérito que vemos no projeto: o Estado e a sociedade passarão a dispor de conhecimentos confiáveis sobre as condições e as demandas das pessoas com autismo, distribuídas que estão por todo o território nacional.” (Rep) Em 2018, foi realizada audiência pública na Comissão de Direitos Humanos no dia mundial do orgulho autista, 18 de junho. O Coordenador do Movimento Orgulho Autista Brasil, MOAB e pai de uma menina autista, César Martins, falou que o conhecimento vai permitir a inovação em pesquisas na área de cuidados com autistas: (César Martins) “Então, a gente meio que anda às escuras. Esse censo é importante porque várias coisas dependem disso. Primeiro as próprias políticas públicas, elas tem que ser baseadas em informação para que a política seja efetiva. Então é importante que se conheça a quantidade de pessoas com autismo para que seja possível também que novas pesquisas sejam feitas, para que haja um interesse maior da indústria como um todo na questão de investir mais em pesquisas sobre autismo” (Rep) O Sistema Único de Saúde, o SUS, disponibiliza atendimento para pessoas autistas em Centros Especializados em Reabilitação. Nesses centros são realizados acompanhamentos em reabilitação intelectual e dos transtornos do espectro autista. Sob supervisão de Maurício de Santi, a Rádio Senado. Lívia Torres. NOTA:

Ao vivo
00:0000:00