Empréstimos do Brasil para a Venezuela serão debatidos por comissão — Rádio Senado
Transparência

Empréstimos do Brasil para a Venezuela serão debatidos por comissão

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle do Senado (CTFC) promoverá audiência pública para debater os empréstimos feitos pelo Brasil à Venezuela entre 2003 e 2016. O pedido de audiência partiu do senador Eduardo Girão (PODE-CE), que quer esclarecimentos sobre as operações de crédito. Para o senador Paulo Rocha (PT-PA), esta não é a melhor hora para debates o assunto, pois as relações entre Brasil e Venezuela passam por um momento delicado.

26/02/2019, 13h52 - ATUALIZADO EM 26/02/2019, 15h38
Duração de áudio: 02:15
Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) realiza reunião. 1ª parte: eleição do vice-presidente; 2ª parte: requerimentos.

À mesa, presidente da CTFC, senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), conduz reunião.

Bancada:
senador Eduardo Girão (Pode-CE); 
senadora Selma Arruda (PSL-MT); 
senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP); 
senador Paulo Rocha (PT-PA).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: OS EMPRÉSTIMOS DO BRASIL PARA A VENEZUELA FEITOS DURANTE OS GOVERNOS DE LULA E DILMA SERÃO TEMA DE DEBATE NA COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DO SENADO. LOC: OS PRESIDENTES DO BNDES E DO TCU SERÃO CONVIDADOS PARA A AUDIÊNCIA PÚBLICA. REPÓRTER MARCELA DINIZ. (Repórter) A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle do Senado promoverá audiência pública para debater os empréstimos feitos pelo Brasil à Venezuela entre os anos de 2003 e 2016, período temporal que engloba os mandatos de Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. O pedido de audiência partiu do senador Eduardo Girão, do Podemos do Ceará, que quer esclarecimentos sobre repasses de recursos diretamente pela União e por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES. Girão havia anunciado, em plenário, na segunda-feira, sua intenção de apresentar o requerimento de audiência pública: (Eduardo Girão) Os últimos governos brasileiros, alinhados ideologicamente, emprestaram por meio do BNDES algo em torno de 11 bilhões de reais ao governo Venezuelano. Naquele país, o nosso dinheiro financiou os metrôs de Caracas e Los Teques, uma ponte sobre o Orinoco, a Usina Siderúrgica Nacional, estaleiros e saneamento básico. Deixamos de investir em nosso transporte urbano, em pontes, em nossas siderúrgicas e em nossos estaleiros. (Repórter) O senador Paulo Rocha, do PT do Pará, votou contra o pedido de audiência. Ele argumenta que o requerimento de Girão não estava na pauta da Comissão e, por isso, não houve tempo para aprofundar a discussão sobre o momento mais oportuno para o debate. Para Rocha, as relações entre Brasil e Venezuela passam por uma fase delicada e essa pauta pode acirrar os ânimos: (Paulo Rocha) Eu sei qual é o objetivo, a intenção de fazer esse debate, principalmente, no que está sendo discutido na Venezuela. Só vou votar contra. Acho complicado fazer dessa forma que não prepara o debate político, colocando extra-pauta um requerimento desse tipo que pode criar problemas políticos entre a gente. Acho meio atabalhoado fazer esse tipo de debate. (Repórter) Os presidentes do BNDES, Joaquim Levy, e do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro, serão convidados para a audiência pública que ainda não tem data marcada.

Ao vivo
00:0000:00