Presidente da Vale deve vir ao Senado falar sobre segurança das barragens — Rádio Senado
CFTC

Presidente da Vale deve vir ao Senado falar sobre segurança das barragens

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor quer ouvir o presidente da Vale sobre segurança das barragens da companhia. O convite foi sugerido pela senadora Rose de Freitas (Pode-ES) e aprovado na primeira reunião do colegiado em 2019, que terá o senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) como presidente.

14/02/2019, 12h27 - ATUALIZADO EM 14/02/2019, 12h37
Duração de áudio: 01:40
A Comissão Externa de Brumadinho ouve o presidente da Vale e o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM). Autoridades mineiras também foram convidadas para dar explicações sobre o rompimento da barragem na cidade mineira de Brumadinho.

Mesa:
diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Victor Hugo Froner Bicca;
presidente da Vale, Fabio Schvartsman, em pronunciamento;
coordenador da comissão, deputado Zé Vitor (PMN-MG).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA, GOVERNANÇA, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE E DEFESA DO CONSUMIDOR QUER OUVIR O PRESIDENTE DA VALE SOBRE SEGURANÇA DAS BARRAGENS. LOC: O CONVITE FOI APROVADO NA PRIMEIRA REUNIÃO DO COLEGIADO, QUE TERÁ O SENADOR RODRIGO CUNHA, DO PSDB DE ALAGOAS, COMO PRESIDENTE. A REPORTAGEM É DE BRUNO LOURENÇO. (Repórter) A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor aprovou em sua primeira reunião de 2019 o convite ao Presidente da Vale, Fabio Schvartsman. A senadora Rose de Freitas, do Podemos do Espírito Santo, destacou que o colegiado não poderia perder tempo para trazer os esclarecimentos sobre as barragens da companhia. (Rose de Freitas) Qual tipo de fiscalização exerceu sobre elas e qual a transparência que se teve disso durante o processo cujas consequências estão ainda dramaticamente no país. Os projetos de contenção de resíduos que é verdadeira a caixa-preta até hoje. Estamos remontando uma época de 70 anos atrás pela forma desatualizada com que tratamos aquilo que trata da vida e da segurança das comunidades que abriga os grandes empreendimentos do País. (Repórter) O novo presidente da CTFC, senador Rodrigo Cunha, do PSDB de Alagoas, lembrou que o assunto será uma das frentes de batalha do colegiado. E acrescentou que a questão da transparência é uma demanda da sociedade, com potencial para auxiliar no combate à corrupção e ao desperdício de recursos públicos. (Rodrigo Cunha) Então essa nossa missão aqui será lutar para que esse tema seja extremamente atuante. Tem a ver com a prevenção à corrupção, tem a ver com eficiência no serviço público e tem a ver com a proteção do gestor, como eu falei. E também está diretamente ligado com a cidadania. (Repórter) A vinda do presidente da Vale ainda não foi marcada.

Ao vivo
00:0000:00