Cristovam acredita que indignação é que vai acabar com analfabetismo no país — Rádio Senado

Cristovam acredita que indignação é que vai acabar com analfabetismo no país

LOC: O DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO É COMEMORADO EM OITO DE SETEMBRO.  

LOC: A DATA CHAMA A ATENÇÃO PARA A NECESSIDADE DE ACABAR COM O ANALFABETISMO ENTRE OS ADULTOS. SÓ NO BRASIL, TREZE MILHÕES DE PESSOAS NÃO SABEM LER NEM ESCREVER. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS: 

(Repórter) Dia oito de setembro é o dia mundial da alfabetização. O tema da celebração neste ano é “alfabetização e desenvolvimento sustentável”. Treze milhões de brasileiros com mais de 15 anos não sabem ler nem escrever e 40 milhões são considerados analfabetos funcionais, ou seja, eles conseguem decifrar o conjunto das letras mas não conseguem compreender o sentido de um texto. Para o senador Cristovam Buarque do PDT do Distrito Federal, a situação é alarmante. 

(Cristovam Buarque) Creio que isso é uma questão de indignação...isso acontecia com a escravidão, alguns achavam natural, alguns até sentiam desconforto que o Brasil tivesse escravidão, mas outros se indignavam e foram esses indignados que fizeram a abolição da escravidão. A gente precisa de mais gente indignada com o quadro de analfabetismo e com o abandono da educação das crianças.  

(Repórter) O direito a ler e escrever está na lista dos direitos humanos desde a criação da organização das nações unidas, em 1946. Mas ainda assim, 781 milhões de adultos no mundo inteiro ainda não sabem ler, escrever ou contar. Segundo a UNESCO, a entidade da ONU para educação e cultura, a alfabetização tem impacto em todas as esferas da sociedade. Saber ler e escrever é fundamental para erradicar a pobreza, reduzir a mortalidade infantil, alcançar igualdade de gênero e garantir desenvolvimento sustentável, paz e democracia. O Plano Nacional da Educação, que já está em vigor, tem como uma das metas, a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar no prazo de dez anos.
08/09/2014, 02h41 - ATUALIZADO EM 08/09/2014, 02h41
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00