Criação do Sistema Único de Segurança Pública foi um dos projetos aprovados na CCJ em 2018 — Rádio Senado
Balanço Comissões

Criação do Sistema Único de Segurança Pública foi um dos projetos aprovados na CCJ em 2018

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou em 2018 propostas como a que destina parte das multas de trânsito para a saúde, a criação do Sistema Único de Segurança Pública e obrigação para presos pagarem pelas despesas com o seu encarceramento. A reportagem é de Bruno Lourenço, da Rádio Senado.

28/12/2018, 11h30 - ATUALIZADO EM 27/12/2018, 17h45
Duração de áudio: 02:25
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza reunião com 24 itens na pauta. Entre eles, o PLC 19/2018, que cria o Sistema Único de Segurança Pública.

Bancada:
senador Lasier Martins (PSD-RS);
senador Humberto Costa (PT-PE);
senadora Fátima Bezerra (PT-RN)
senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). 

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA APROVOU EM 2018 PROPOSTAS COMO A QUE DESTINA PARTE DAS MULTAS DE TRÂNSITO PARA A SAÚDE, A CRIAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SEGURANÇA PÚBLICA E OBRIGAÇÃO PARA PRESOS PAGAREM PELAS DESPESAS COM O SEU ENCARCERAMENTO. LOC: OS DETALHES COM O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. TÉC: Entre os projetos aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça em 2018 está o que incentiva a arbitragem para solucionar disputas em desapropriações por utilidade pública e outro que destina 30 por cento dos recursos arrecadados com as multas de trânsito para a Saúde. A relatora na CCJ, senadora Marta Suplicy, do MDB de São Paulo, explicou ainda que esses recursos extras para a saúde não vão entrar na conta dos percentuais mínimos estabelecidos pela Constituição. (MARTA): A previsão dessa fonte alternativa de recursos para o financiamento da saúde não pode ser – e isso é muito importante – erroneamente contabilizada para o fim de atender à exigência de aplicação de recursos mínimos para a saúde, de que trata o parágrafo 2º do art. 198 da Constituição Federal. (REP): A comissão também aprovou a compra de material hospitalar, diretamente dos fabricantes, para os governos estaduais, municipais e União; limites para o uso dos cartões corporativos do governo e uma série de normas de transparência e prevenção à corrupção que deverão ser seguidas pelos partidos políticos. O colegiado ainda aprovou o Sistema Único de Segurança Pública, regras para a eleição indireta no caso de vacância dos cargos de presidente e vice-presidente da república e um novo marco legal para franquias. O relator, Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, destacou a importância de dar segurança jurídica para o setor, que em 2017 movimentou 163 bilhões de reais e emprega um milhão e 200 mil pessoas. (Armando Monteiro) o Brasil assumiu a quarta colocação mundial no ranking de franquias, ficando atrás apenas da China, dos Estados Unidos e da Coreia do Sul. Uma outra característica do sistema de franquias no Brasil é a elevada proporção de marcas exclusivamente nacionais, que alcança cerca de 95%. (Repórter): Outros dois projetos aprovados na CCJ determinam que presos deverão pagar os gastos com sua manutenção enquanto estiverem no sistema prisional. Para isso, serão criadas colônias penais agrícolas e industriais. O colegiado votou também projeto que deixa claro que somente os dias úteis devem valer para contagem de prazo em processos nos juizados especiais. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.

Ao vivo
00:0000:00