CE aprova comenda para homenagear destaques do futebol — Rádio Senado
Comissões

CE aprova comenda para homenagear destaques do futebol

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) aprovou, nesta terça-feira (21), projeto de resolução, de autoria do senador Roberto Muniz (PP-BA), que cria a Comenda do Mérito Futebolístico Associação Chapecoense de Futebol. O PRS 1/2017 visa homenagear cidadãos e atletas. Para Roberto Muniz, “esse é um gesto que não repara a dor das famílias. Mas que torna, de novo, o futebol engrandecido pela passagem deles nos campos de futebol de todos os atletas, de todos que estavam naquela noite”. A proposta segue para o exame do Plenário do Senado.

21/11/2017, 18h42 - ATUALIZADO EM 21/11/2017, 20h46
Duração de áudio: 01:42
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza apresentação do relatório de avaliação do Pronatec. Em seguida, deliberativa com 14 itens, entre eles, o PLS 737/2015, que faculta organização da educação escolar indígena. 

À bancada em pronunciamento, senador Roberto Muniz (PP-BA). 

Mesa: 
presidente da CE, senadora Lúcia Vânia (PSB-GO).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVOU O PROJETO QUE CRIA A COMENDA DO MÉRITO FUTEBOLÍSTICO ASSOCIAÇÃO CHAPECOENSE DE FUTEBOL. LOC: A PROPOSTA QUE SEGUE PARA O PLENÁRIO VISA HOMENAGEAR CIDADÃOS E ATLETAS. REPÓRTER GUSTAVO AZEVEDO. TÉC: A proposta visa homenagear cidadãos, atletas, equipes ou organizações que tenham se destacado em competições esportivas ou na promoção do futebol. A criação do prêmio, intitulado de Comenda do Mérito Futebolístico Associação Chapecoense de Futebol, foi motivada pelos exemplos de solidariedade após a queda do avião que transportava jornalistas e a equipe da Chapecoense para uma competição em Medelín, na Colômbia. Relator da proposta, o senador Dário Berger, do PMDB de Santa Catarina, destacou que a tragédia foi um divisor de águas na história do futebol mundial. (Dário) Se, por um lado, o futebol separa, por outro, une. E os maiores exemplos de união em torno do futebol foram vistos após a tragédia ocorrida com a queda do avião. Clubes com rivalidades históricas, torcedores, jornalistas e os mais diversos atores do mundo futebolístico se uniram em torno de homenagens ao clube. (REP) A Comenda deverá ser concedida pelo Senado, uma vez por ano, para até cinco pessoas. Para a escolha dos agraciados, será criado um Conselho com um senador ou senadora de cada partido político. A composição do colegiado será renovada a cada dois anos. Autor do projeto, o senador Roberto Muniz, do PP da Bahia, ressaltou o simbolismo do prêmio. (Roberto) Esse é um gesto que não repara a dor das famílias. Mas que torna, de novo, o futebol engrandecido pela passagem deles nos campos de futebol de todos os atletas, de todos que estavam naquela noite. (REP) A proposta segue agora para a Comissão Diretora e depois para o Plenário. Da Rádio Senado, Gustavo Azevedo. LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE APROVOU AINDA UMA PROPOSTA COM ORIGEM NA CÂMARA DOS DEPUTADOS QUE CRIA O DIA NACIONAL DO EXPORTADOR, QUE SERÁ CELEBRADO EM 28 DE JANEIRO. A INICIATIVA TEVE COMO RELATOR O SENADOR TELMÁRIO MOTA, DO PTB DE RORAIMA, QUE DESTACOU A IMPORTÂNCIA DO COMÉRCIO EXTERIOR PARA A ECONOMIA DO PAÍS.

Ao vivo
00:0000:00