CRE elege presidente e vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Arábia Saudita — Rádio Senado
Relações Exteriores

CRE elege presidente e vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Arábia Saudita

A senadora Ana Amélia (PP-RS) e o senador Fernando Collor (PTC-AL) ficarão a frente da presidência do Grupo Parlamentar Brasil-Arábia Saudita. A eleição aconteceu nesta quinta-feira (19), na Comissão de Relações Exteriores. Entre as finalidades da amizade interparlamentar, está o desenvolvimento relações comerciais entre os países. A reportagem é de Gustavo Azevedo, da Rádio Senado.

19/04/2018, 18h33 - ATUALIZADO EM 19/04/2018, 18h33
Duração de áudio: 01:47
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza reunião de instalação, aprovação do Estatuto e eleição da Comissão Executiva do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil - Reino da Arábia Saudita conjunta com a CRE. 

Mesa: 
presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil - Reino da Arábia Saudita, senadora Ana Amélia (PP-RS); 
presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTC-AL).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A SENADORA ANA AMÉLIA E O SENADOR FERNANDO COLLOR FICARÃO À FRENTE DO GRUPO PARLAMENTAR DE AMIZADE BRASIL-ARÁBIA SAUDITA LOC: A ELEIÇÃO ACONTECEU NESTA QUINTA-FEIRA NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES. A PRINCIPAL FINALIDADE DO GRUPO É DESENVOLVER AS RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE OS PAÍSES. REPÓRTER GUSTAVO AZEVEDO. (Repórter) Eleito vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Arábia Saudita, o senador Fernando Collor, do PTC de Alagoas, destacou que a amizade entre os países vai beneficiar principalmente as relações econômicas. Setenta por cento dos alimentos consumidos pelos Sauditas são importados. Em 2017, o país investiu 4,5 bilhões de dólares nesses intercâmbios comerciais. Para Collor, essa aliança vai gerar crescimento financeiro ao Brasil, tendo em vista que as exportações para a Arábia também devem aumentar. (Fernando Collor) A diplomacia Saudita tem buscado diversificar suas parcerias políticas, sendo o Brasil o seu principal parceiro natural na América Latina, e sendo a instalação desse Grupo Parlamentar uma efetiva ação bilateral para essa finalidade. Há largo potencial para incremento das relações comerciais. (Repórter) Ainda neste mês, parlamentares da Arábia Saudita devem vir ao Brasil. Um dos interesses da delegação é discutir a possível compra de unidades do cargueiro KC-390, fabricado pela empresa brasileira Embraer. É o que destacou a presidente do Grupo Parlamentar, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul. (Ana Amélia) Pode estreitar ainda mais as relações. A diplomacia parlamentar tem um papel fundamental no estreitamento dessa relação política, que acaba tendo repercussões no campo econômico, no campo cultural. (Repórter) A finalidade do Grupo Parlamentar Brasil-Arábia Saudita é desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos países. Intercâmbios de experiências, visitas e realização de debates são algumas das atividades que serão realizadas para incentivar essa cooperação interparlamentar.

Ao vivo
00:0000:00