CRE debate déficit comercial com a Coreia do Sul — Rádio Senado
Relações Exteriores

CRE debate déficit comercial com a Coreia do Sul

A Comissão de Relações Exteriores debateu o déficit comercial bilionário com a Coreia Sul. Os senadores ouviram as explicações do diplomata Luis Sobreira Lopes, que teve aprovada a indicação como próximo embaixador brasileiro no país. Ele disse que as negociações para liberalização comercial entre os dois países poderão reduzir a desvantagem brasileira na relação. Para o senador Armando Monteiro (PTB-PE) o Brasil precisa repensar estrategicamente a sua pauta de exportações. A reportagem é de Floriano Filho, da Rádio Senado.

19/04/2018, 13h49 - ATUALIZADO EM 19/04/2018, 13h49
Duração de áudio: 01:33
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza sabatina de diplomata indicado para a embaixada brasileira na Coreia do Sul.

À mesa, preseidente da CRE, senador Fernando Collor (PTC-AL) em pronunciamento.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: O BRASIL VEM ACUMULANDO DÉFICITS BILIONÁRIOS NA BALANÇA COMERCIAL COM A COREIA DO SUL, E PRECISA MUDAR SUA PAUTA DE EXPORTAÇÕES. LOC: ESSE FOI UM DOS ASSUNTOS DEBATIDOS PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES NESTA QUINTA-FEIRA. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) Desde o ano 2000 até 2017 o Brasil acumulou um déficit comercial com a Coreia do Sul superior a 40 bilhões e meio de dólares. Nos três primeiros meses deste ano, o saldo negativo para o Brasil já ultrapassou os 870 milhões de dólares. Esta foi uma das questões debatidas em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores. Para o senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, não são apenas os números bilionários que estão em jogo. O Brasil também precisa repensar estrategicamente a sua pauta de exportações. (Armando Monteiro) Nossa pauta de exportação está (...) extremamente concentrada em produtos básicos. (Repórter) Os senadores ouviram as explicações do diplomata Luis Sobreira Lopes, que teve aprovada a indicação como próximo embaixador brasileiro na Coreia do Sul. Ele afirmou que as negociações para liberalização comercial entre os dois países poderão reduzir a desvantagem brasileira na relação. (Luis Sobreira) O acordo pode contribuir sem dúvida para (...) uma redução considerável se as negociações forem bem sucedidas nesse desequilíbrio da balança comercial hoje existente. (Repórter) A Comissão também aprovou acordos tributários com o Reino Unido e Suíça e instalou o grupo parlamentar de amizade com a Arábia Saudita. MSF 16/2018

Ao vivo
00:0000:00