CRE aprova Vera Machado para chefiar missão do Brasil na União Europeia — Rádio Senado

CRE aprova Vera Machado para chefiar missão do Brasil na União Europeia

LOC: "A EUROPA VÊ O BRASIL COMO UM IMPORTANTE PARCEIRO PARA SUPERAÇÃO DA CRISE ECONÔMICO-FINANCEIRA NO CONTINENTE". A AFIRMAÇÃO FOI FEITA PELA EMBAIXADORA VERA LÚCIA CRIVANO MACHADO, QUE TEVE APROVADA SUA INDICAÇÃO PARA CHEFE DA MISSÃO DO BRASIL JUNTO À UNIÃO EUROPÉIA. 

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL TAMBÉM APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA A INDICAÇÃO DE LIGIA MARIA SCHERER, PARA EMBAIXADORA EM MOÇAMBIQUE, SUAZILÂNDIA E MADAGASCAR. REPÓRTER NARA FERREIRA. 

TÉC: A embaixadora Vera Crivano Machado destacou que apesar da crise econômica, a União Européia ainda é um grande parceiro comercial do Brasil. Em 2011, as exportações atingiram o nível recorde de 52 bilhões e 900 milhões de dólares, e as importações cresceram 18 por cento, chegando a 46 bilhões de dólares, com saldo comercial favorável para o Brasil. Ela disse que após a crise, o Banco Central Europeu já injetou um trilhão de Euros para ajudar os países do continente. Mas ressaltou que a situação na Europa ainda é preocupante por causa da necessidade de disciplina fiscal, em meio ao risco de mais desemprego, que chega a 11 por cento em média, e de aumento das hostilidades contra estrangeiros 

(VERA) Terei que observar muito atentamente a evolução da crise financeira esperando que as medidas que foram acordadas em junho tenham sua negociação até o final do ano, e que de fato se possa também criar um clima social na união européia que diminua pelo menos a xenofobia ...as tarefas são grandes, necessitamos contato com setores diversos...para que possamos fazer um trabalho que reflita os anseios e resolva questões pendentes nesse relacionamento bilateral que é tão intenso. 

(REP) A embaixadora Ligia Scherer, indicada para chefiar a missão diplomática do Brasil em Moçambique, acumulando com Suazilândia e Madagascar, destacou os laços históricos que aproximam o Brasil da ex-colônia portuguesa. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, elogiou o profissionalismo dos diplomatas brasileiros 

(CRISTÓVAM) Quero mais uma vez parabenizar o governo brasileiro pela indicação desses dois nomes. Há anos que o governo brasileiro vem mantendo a tradição de indicar como embaixadores nossos, embaixadoras, apenas pessoas do próprio ministério, pessoas que passaram pelo Itamaraty, de carreira...o que faz com que tenhamos um serviço diplomático tão respeitado no mundo inteiro. 

(REP)As indicações seguem agora para exame no Plenário do Senado.
12/07/2012, 01h20 - ATUALIZADO EM 12/07/2012, 01h20
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00