CRE aprova indicação de João Tabajara para embaixador do Brasil em Bangladesh — Rádio Senado
Comissões

CRE aprova indicação de João Tabajara para embaixador do Brasil em Bangladesh

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) aprovou a indicação de João Tabajara de Oliveira Júnior para o cargo de embaixador do Brasil em Bangladesh (MSF 26/2017).

Segundo o senador Flexa Ribeiro (PSDB – PA), responsável pelo relatório sobre a indicação do embaixador, o setor de serviços é a principal atividade econômica de Bangladesh. Flexa acrescenta que o país importa alimentos, podendo ser bom comprador do Brasil, além de se destacar na indústria têxtil. A confirmação do nome de João Tabajara depende agora de nova votação no Plenário do Senado.

01/06/2017, 13h34 - ATUALIZADO EM 01/06/2017, 13h57
Duração de áudio: 01:45
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza sabatina de indicado para embaixada brasileira na República Popular do Bangladesh.

Mesa:
indicado para embaixada brasileira na República Popular do Bangladesh, João Tabajara de Oliveira Júnior;
presidente da CRE, senador Fernando Collor (PTC-AL).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVOU A INDICAÇÃO DE JOÃO TABAJARA DE OLIVEIRA JÚNIOR PARA O CARGO DE EMBAIXADOR DO BRASIL EM BANGLADESH. LOC: A CONFIRMAÇÃO DO NOME DE JOÃO TABAJARA DEPENDE AGORA DE NOVA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. TÉC: João Tabajara de Oliveira Júnior apresentou aos senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional uma série de dados sobre Bangladesh. Segundo o diplomata brasileiro, o PIB daquele país cresceu na última década a uma média de seis por cento ao ano. A soma das riquezas de Bangladesh mais que dobrou nesse período, deixando o país à frente de países como Portugal, Vietnã e Peru. João Tabajara falou que Bangladesh é um mercado promissor. (TABAJARA): A Goldman Sachs, aquele famoso Banco de Investimentos norte-americano tem classificado Bangladesh dentro de um grupo chamado de Next Eleven, ou seja, os próximos 11 países que vão se seguir aos Brics. São países que vão ter nas próximas décadas e uma evolução espantosa de seus PIBs. (REP): O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, responsável pelo relatório sobre a indicação do embaixador, falou que o setor de serviços é a principal atividade econômica de Bangladesh. Flexa acrescentou que o país importa alimentos, podendo ser bom comprador do Brasil, além de se destacar na indústria têxtil. (FLEXA): A atividade da área têxtil, de confecções é muito forte, né, em função do reduzido custo da mão de obra nesse leva as empresas que têm uma ação globalizada nessa altura a participar de bastante das importações nessa área têxtil e de confecções. (REP): Bangladesh é uma república parlamentarista com uma população de 161 milhões de pessoas vivendo numa área menor que a do estado do Acre. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço. LOC: E OS DEPENDENTES DOS AGENTES DIPLOMÁTICOS BRASILEIROS NA MAURITÂNIA PODERÃO TRABALHAR LEGALMENTE POR LÁ. LOC: O MESMO SE APLICA AOS MEMBROS DE MISSÃO OFICIAL DAQUELA REPÚBLICA NO BRASIL. LOC: É O QUE DIZ ACORDO APROVADO NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL E QUE TAMBÉM SEGUIU PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO DO SENADO. MSF 26/2017 PDS (SF) Nº 14, de 2017

Ao vivo
00:0000:00