CRE aprova indicação de Hélio Ramos como embaixador do Brasil na Itália — Rádio Senado
Relações Exteriores

CRE aprova indicação de Hélio Ramos como embaixador do Brasil na Itália

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovou a indicação de Pedro Fernando Bretas Bastos para o cargo de representante permanente do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A organização foi criada para ampliar a cooperação entre os membros e fortalecer o idioma. Também foi aprovada a indicação do diplomata Hélio Vitor Ramos Filho como embaixador do Brasil na Itália.

22/05/2019, 17h09 - ATUALIZADO EM 22/05/2019, 17h09
Duração de áudio: 01:44
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza sabatina de embaixadores indicados para Itália, Santa Sé e países de língua portuguesa. 

À mesa, indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Itália e, cumulativamente, junto à república de San Marino e à república de Malta,  Hélio Vitor Ramos Filho.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: A IMPORTÂNCIA DA UNIÃO ENTRE OS PAÍSES QUE FALAM A LÍNGUA PORTUGUESA FOI DESTACADA DURANTE SABATINA NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES LOC: A COMISSÃO APROVOU A INDICAÇÃO DE VÁRIAS AUTORIDADES NESTA QUARTA-FEIRA. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER LÍVIA TORRES: (Repórter) Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Brasil e Cabo Verde são alguns dos integrantes da Comunidade de Língua Portuguesa, que soma 270 milhões de pessoas. A organização foi criada para ampliar a cooperação entre os membros e fortalecer o idioma. Indicado para representar o Brasil na entidade, o ministro Pedro Fernando Bretas Bastos defendeu, durante sabatina na Comissão de Relações Exteriores, a importância da união entre os países que falam português, em especial os africanos. A senadora Mara Gabrilli, do PSDB de São Paulo, que se posicionou favorável à indicação, destacou que ainda há muito a avançar para aumentar o reconhecimento da língua portuguesa. (Mara Gabrilli) Hoje, eu vejo um movimento importante para que um dia a gente tenha a língua portuguesa como um dos idiomas oficiais da Onu. Gostaria de cumprimenta-lo, de dizer ao senhor da minha satisfação de tê-lo na defesa desse grupo e dessa língua” (Repórter) A Comissão de Relações Exteriores também aprovou a indicação do ministro Hélio Vitor Ramos Filho como embaixador do Brasil na Itália. O diplomata lembrou que investimentos italianos, principalmente nos setores imobiliário, de telefonia e de energia elétrica geram empregos e que o esforço é que essa cooperação seja ampliada. (Helio Ramos) “Estima-se que existam mais de mil de duzentas empresas italianas no país hoje. Gerando mais de 150 mil postos de trabalho em todo país” (Repórter) A Comissão de Relações Exteriores também aprovou o texto do acordo de cooperação educacional entre o governo brasileiro e o da federação de São Cristóvão e Névis.

Ao vivo
00:0000:00